TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Música Como Veículo De Expressão E Comunicação

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA: DANÇA E MÚSICA PARA EDUCADORES

TUTOR (A): INAH DURÃO CUNHA

ATIVIDADE (PORTIFÓLIO) – 11ª SEMANA

TÍTULO: A Música Como Veículo De Expressão E Comunicação

FRANCISCO CÂNDIDO ALBUQUERQUE MENDES – RA 8041652

ARTES – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, LICENCIATURA

SOBRAL – CE

2017

A música como veículo de expressão e comunicação

As capacidades individuais e sociais dos alunos devem ser desenvolvidas, desde as etapas iniciais da vida escolar, para que possamos assim, ampliar as fronteiras e proporcionar ao indivíduo novos processos de crescimento intelectual, a abordagem através dos signos musicais que são o ruído, silencio, melodia, ritmo, altura, duração, intensidade e densidade, para musicalização infantil, é uma saída viável para uma abordagem simples e eficaz. De acordo com este raciocínio, os signos são uma linguagem musical universal, podemos contemplar a pluralidade cultural presente na música, e seu poder transformador, como linguagem artística.

Continuando esta fundamentação teórica, a música e a expressão corporal estão correlacionadas, já que nosso corpo é capaz de expressar o que sente, através de movimentos corporais. A música pode traduzir sentimentos através de nosso corpo, expressando-se através da dança. Nesse sentido, podemos usar a música como suporte emocional, que também auxilia nas atitudes comportamentais das crianças no ambiente escolar. Podemos através dos signos som, ruído e silencio, aguçar a audição, que é um sentido que pode ser treinado. Quando tem consciência do silencio, o aluno presta atenção, e ouvindo ele aumenta a sua capacidade produtiva, seja ela musical ou não, quando o aluno entende e respeita o momento de fazer silêncio e o da produção sonora, tem seu corpo pronto e preparado para aprender e desenvolver com maior facilidade, as atividades corporais propostas e motivar através de estímulos multissensoriais, cinéticos e de treino da coordenação motora fina, o que constitui um processo importante no desenvolvimento psicofísico dos alunos, num processo de desenvolvimento integral.

Discutir e refletir por meio de experiências práticas, os conceitos da linguagem musical, usando os signos para identificar nas paisagens sonoras comuns do cotidiano, ao mapear estas paisagens sonoras, buscamos ultrapassar a visão de música do aluno, que é geralmente limitada à noção de “gosto estético” introduzido pelo meio, para uma perspectiva mais ampla e crítica do fenômeno sonoro como linguagem, e assim, possa aprofundar de maneira gradativa, uma reflexão sobre os seus próprios conceitos musicais e o que considera música ou não. Os métodos de Call Orff que aumenta gradativamente esta percepção musical através de padrões ritmos compactos, e Henri Jacques ou simplesmente Dalcroze ele defendia que os elementos ou signos poderiam ser vivenciados pelo movimento, atribuindo um movimento para cada som, podemos mesclar estas técnicas e iniciar esta consciência musical utilizando o próprio corpo do aluno como instrumento, tendo assim instrumentos de sopro e percussivo.

O corpo é uma ferramenta comum a todos e que podemos exemplificar perfeitamente os principais signos, som, ruídos e silencio, na composição de ritmos compassados, feitos com a boca e através de percussão corporal, esta abordagem nos permite explorar a consciência corporal e a sensibilidade rítmica do aluno, conduzindo-os ao aprimoramento da sua audição artística ou musical, melhorando a coordenação fina, o trabalho em equipe, a consciência corporal.

Este senso crítico é uma construção didática feita a longo prazo, mas com resultados expressivos, conduzindo estes alunos para que consigam utilizar e compreender a linguagem sonora como uma expressão artística e assim assumindo a música como uma linguagem humana universal.

Quando uma criança inicia sua vivencia musical, isso molda um adulto mais sensível e crítico. A musicalização iniciada na escola nunca para, pois é um processo continuo, despois de aprendido, perpetuasse pela vida inteira, trazendo ao aluno uma maneira de expressar seus sentimentos, através desta linguagem universal que se faz presente na essência do que é ser humano.

Construção Dos Instrumentos Musicais

O relato a seguir descreve, como minha vivencia ao construir estes instrumentos de sucata me fizeram pensar na complexidade da tarefa, que é despertar nas crianças, por meio da música, a vontade de aprender e desenvolver o gosto pela arte. A confecção destes instrumentos foi uma experiencia interessante, visto que quando se executa um trabalho com materiais reaproveitados, temos que experimentar individualmente o som, esta parte me agradou bastante, pois permitiu uma integração com o instrumento e suas diversas possibilidades sonoras.

Primeiro escolhi os materiais que estavam disponíveis em minha casa, após limpeza e seleção dos materiais, que por si só, já é uma tarefa que pode direcionar as crianças a descobrir em sua casa os sons ocultos em objetos do seu cotidiano, aguçar a observação da sua paisagem sonora pessoal, a inicialização artística na escola é um universo repleto de desafios e muito estimulante ao aluno.

Desde a infância os sons e os ritmos fazem parte da paisagem sonora cotidiana dos indivíduos, quando direcionado e explorado, exercem uma influência positiva na vida dos alunos. Por esse motivo, os ritmos e sentimentos produzidos pela música são ferramentas riquíssimas para o trabalho pedagógico, o ambiente de alfabetização musical, tem como principal objetivo trabalhar com a percepção e treinar a audição, por meio de instrumentos musicais desenvolvidos com materiais reciclados e produzidos por eles mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com