TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NOTAÇÃO MUSICAL NA IDADE MEDIA

Por:   •  4/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

NOTAÇÃO DA MÚSICA MEDIDA

        Com a adoção do sistema de quatro linhas e a transformação dos neumas em notação quadrada os intervalor passaram a ser notados com mais facilidade e sem ambiguidade. As primeiras pautas apareceram na Itália graças a Guido D Arezzo, que foi um defensor para tornar seu uso aceito. A escrita do cantochão, que era a utilizada, era formada na França com qualidade de grafismo.

        A interpretação tirmica nem sempre era determinada pela notação. Era necessário deter,imar a escrita ritmica, tornar a música medida. Foi se chegando de maneira progressiva e imcompleta, com uma estrutura ainda irracional. O Ritmo não era traduzido com perfeição.

As soluções para o problema foram as seguintes:

1 – Utilizada a métrica latina, porém ainda tinha regras confusas. Forma-se então os modos ritmicos, como foram chamados posteriormente, que eram determeninados pelo caráter melódico. O modo escolhido para voz é conservado até o fim. A partir de então a longa vale duas breves.

2 – Passa a ter um pouco mais de precisão, com valores ritmicos definidos, atrav+es das ligaduras (figuras formadas por diversas notas).

3 – Impõese o primado do ternário, a loga vale três breves, e os modos ritmicos são os seguintes:

[pic 1]

        Nota-se no 3º e 4º modos, que surgem duas breves desiguais, de modo que formam um célula ternária ou perfeição. Esses dois modos são similares ao que chamamos hoje de 6/8 ou 6/4.        

        A interpretação dos modos ainda é bastante difícil, não só pelas regras mas também em funçãpo de as regras diferirem de cada autor.

4 – Ainda no século XIII, surgem novas figuras, com duração relativa, a notação cada vez mais vai se tornando proporcional. Com o tratado de Ars Cantus Mensurabilis de Francondo, conservou-se uma precisão satisfatória, utilizada em diversas composições polifônicas do século XIII e XIV. Para maior clareza, surge o puncta divisionis, que separam as células ternárias, papel parecido com o que chamamos hoje de barra de compasso.

5 - Enfim o célebre tratado Ars Nova Musicar, que trata-se um revisão por teóricos da teoria Franconiana. Surgre a figura da mínima, reestabelecendo o ritmo binario. Os elements essenciais do nosso sistema de notação já se encontram então na Ars Nova do século XIV.

Sinais especiais marcam a natureza no inicio da pauta.

        No final do século XIV novas convenções surgem, mas não modificam seus principios fundamentais:

        - Punctun addition (mesma função do ponto de aumento);

        - Notas vermelhas indicavam a passagem do binário para o ternário;

        - Submultiplos da mínima;

        - 5ª linha da pauta;

        - Notas brancas e pretas, e aos poucos vai surgindo os primeiros impressos com a notalºao arredondadas.

Tudo isso da origem ao nosso sistema de notação atual.

Até a descoberta da gravação sonoro, o principio da notação proporcional foi considerado o maior progresso para inicio do registro de obras. Composições passam a dispor de um sistema coerente, com a possibilidade de tornar as obras imutadas quando se deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com