TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PICHAÇÃO: ARTE OU VIOLAÇÃO?

Por:   •  10/9/2020  •  Dissertação  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Pichação é arte?

Pichações estão espalhadas por cantos e cantos nas cidades brasileiras. E, embora a legislação diz que seja crime ambiental, a pichação é arte.

Segundo a lei não é correto pichar em lugares públicos. Muitos dizem que causam um aspecto feio e sujo, mas é preciso aprender a apreciar. Os pichadores têm seu alfabeto próprio, tendo como intuito marcar seu nome ou de seu grupo, e quanto mais se observa e busca sentido nas caóticas letras, mais percebe-se que não é tão feio como julgam ser. Os pichadores tentam mostrar o que pensam, tendo como objetivo provocar mudanças e reverter situações estabelecidas, se manifestando. Essa rebeldia e o fato de escolherem a arte para se revoltarem contra a sociedade ao invés de demonstrar isso em assaltos e crimes, encontrando uma maneira pacífica, é sim, atraente.

Ao percorrer pelas ruas de São Paulo tanto moradores quanto turistas usam frases se referindo às pichações, tais como: “olha que horror”, “não acredito que as pessoas têm coragem de fazer isso com um lugar tão bonito”, “que aspecto sujo”, numa minoria provoca curiosidade. “Por que essa pessoa fez isso? Qual era seu objetivo? Contra o que ela está se manifestando? O que significam essas letras?”. Esse interesse que o artista pichador consegue despertar em alguns através da sua arte deveria redimi-lo de um possível ato criminoso. O estilo das letras revela uma linguagem única e fascinante.

Outro argumento que se apresenta sobre a pichação é o fato de existir lugares próprios para o ato, onde é permitido, e os pichadores ainda insistirem em realiza-las em locais proibidos. Mas onde se encontra a rebeldia, a oposição, todo o objetivo das pichações, em exercê-las em um lugar que foi feito para isso, um lugar que ninguém irá ver além dos próprios pichadores? A pichação é um ato de manifestação contra a sociedade, os artistas querem colocar sua arte onde será vista, onde as pessoas irão falar, onde terá um impacto, sendo ele bom ou ruim.

Sendo assim, eu não concordo com o fato desta arte ser vista como algo feio e não ser reconhecida. Não existe arte feia, a arte é bela de todos os jeitos, e cabe ao espectador deduzir isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com