TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paixão de Cristo

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

Arquidiocese de Natal

Paróquia de São João Batista

Arez/Rn

Grupo de Oração Eterna Aliança

Ministério de Artes

ROTEIRO

Paixão de Cristo, Amor de Maria

Sexta-feira da Paixão, 19/04.

1º ATO: Onde tudo começa

BG: Som de pássaros e vento.

Lavadeiras entram em cena, saindo da porta da igreja 4 mulheres com bacias e panos conversam entre si, param entre a frente da igreja e a santa coluna, sentam no chão e começam a lavar, inicia a música Cheiro de Rosas e elas fazem a coreografia, mais pessoas entram em cena para a continuação da coreografia.

Música: Colo de Deus - Cheiro de Rosas

Ao fim da coreografia as portas da igreja se abrem e Maria sai de encontro às quatro mulheres.

BG: Som de pássaros e vento.

Maria: Que bom vê-las aqui! (abraça as mulheres) Está um dia muito bonito hoje. É como se começasse um novo tempo, uma nova estação. Me recordo do dia em que o Senhor me visitou...(olha para o céu, toca a sua barriga) na presença do anjo fui anunciada como cheia de graça, a sombra do altíssimo veio sobre mim e me concedeu a graça de ter o nosso Salvador em meu ventre. Tanto tempo se passou, Jesus já está um homem feito! (Sorri) Parece que foi ontem que eu podia ainda envolve-los em meus braços! (Respira fundo) Hoje parece que algo está para acontecer, como se o dia bonito assim foi um presságio, algo maior está por vir! Vocês não sentem!?

As portas da igreja se abrem e Jesus sai da igreja.

Lavadeira: Maria, veja! Jesus está vindo!

Maria olha para trás, vê Jesus e sorri, anda em sua direção.

Maria: Meu filho, para onde vai!? Estamos no riacho, você deveria estar ajudando seu pai!

Jesus se aproxima de Maria, sorri, segura as mãos dela, as beija.

Jesus: Mãe, é chegada a hora! Eu vou ajudar meu pai, sim. (olha para o céu) Ele me chama!

Maria: E para onde você vai!?

Jesus: Devo me ocupar das coisas do alto, mas antes preciso purificar meu corpo, preciso me retirar e ouvir somente a voz do Pai.

BG:

Jesus abraça Maria e sai andando. Maria fica parada o olhando.

Maria: Depois daquele momento meu filho foi para o deserto (diz isso andando ao redor e gesticulando enquanto conta a história), lá ele passou 40 dia e 40 noites jejuando, orando, buscando força que vinha do céu para viver a radicalidade do amor de Deus. Mas nem tudo foi tranquilo, ao final do tempo no deserto, meu filho teve um encontro com o anjo rebelado, que o tentou a fim de que Jesus abandonasse sua missão.

               _________________________________________________________________________

2° ATO: O deserto

Jesus anda até o poste centra entre a santa coluna e o crucifixo.

Lúcifer: Ora, ora!

Jesus olha para Lúcifer com ar de seriedade.

Jesus: O que queres?

Lúcifer: Eu? Eu nada. Tudo que eu queria eu já tenho! E você? Não quer um pouco de água (derrama água aos pés de Jesus)? Um pouco de pão!? MELHOR! (Ri alto) Que tal transformar essas pedras em pães? Não é do seu feitio isso, Jesus?

Jesus: Você sabe tão bem quanto eu que nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a palavra que procede da boca de Deus!

Lúcifer demonstra raiva, ri alto. Arrasta Jesus para o alto do poste.

Lúcifer: Bem... Se és filho de Deus, atira-te abaixo. Afinal os anjos que o Senhor ordenar a teu respeito vão te guardar...Está escrito, não é!? Eles te sustentarão em suas mãos para não tropeçares em pedra alguma! VAI!

Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus!

Lúcifer levanta a cabeça de Jesus e mostra as pessoas ao redor.

Lúcifer: Está vendo!? Todo ódio, rancor, angústia, raiva e tudo que há de ruim que pode brotar no coração do homem! A ganancia do homem fez crescer templos e juntar riquezas, destruir e reconstruir nações! (RI ALTO e caminha, expressando interesse na própria  conversa) Não consegue perceber que a sua causa está perdida e que somente junto a mim terás o trono desta terra? (se vira de súbito, estende os braços em direção a Jesus e sorri) Você será como meu filho! ISSO! O que acha!? (sorri)Tudo isso com uma condição! (fica sério, entende a mão direita em direção a Jesus olhando para ele fixamente) Ajoelhe-se, me adore e diga que EU SOU O CAMINHO! (ergue os braços) O nosso império não terá fim! (gargalhadas)

        Jesus se ergue, com voz forte, levanta a mão direita e direção a Lúcifer no intuito de afastá-lo.

Jesus: AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS! Está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás!

Lúcifer: (gargalha de forma ruim) Então fique aí para morrer pelas pessoas que tanto ama!

BG: estrondos, raios e trovões. 

Jesus permanece onde estava, ajoelhasse, entra em cena Maria e o corpo de baile cobrindo Jesus até que sai de cena, ficando somente os dançarinos.

Maria: O anjo caído tentou Jesus para lhe tirar a coroa do trono. Querendo fazer com que O Reino de Deus padecesse e com todo seu rancor e desejo de poder. Mas ele nunca conseguiria desfazer o plano de Amor e Salvação que Deus tem para cada um de nós!

Maria sai de cena, dançarinos começam a coreografia.

Música: Verbum panix

_______________________________________________________________________________

3° ATO: A ceia

         Enquanto os dançarinos fazem a coreografia, monta-se a mesa para a ceia. Entram os discípulos conversando e se sentam à mesa, Jesus já estava a os esperar, Maria diz:

A essa altura, Deus já havia levado a Jesus para lugares, o fez conhecer pessoas, alguns o seguiu. Eram chamados de discípulos, cada qual com uma característica. Jesus os chamava de amigos, com eles muitas pessoas foram alcançadas. Jesus estava na ________ quando resolveu reunir a todos para uma ceia, um momento de fraternidade onde desejou anunciar que o tempo de Deus estava chegando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com