TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

GUSTAVO MATOS DE SOUZA

 8033666

TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação, sob a orientação da Profª Cristiane Regina Tozzo, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

POLO VITÓRIA DA CONQUISTA

2017

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO/NEO-BEHAVIORISMO

O Behaviorismo aborda o comportamento observado através do estímulo-resposta.

A possibilidade consiste em compreender esse comportamento através da reação, situação, motivo/causa e efeito. O professor pode formar o perfil do aluno incentivando-o com comportamentos desejáveis e reprimindo comportamentos indesejáveis. A repetição deve ser estimulada, criando desse modo, a memorização e o aprendizado.

Nesse conceito são deixadas de lado questões individuais dos alunos, limitando-se apenas ao comportamento observado.

PSICANÁLISE

A Psicanálise consiste em transmissão de conhecimento de forma mais humana, deixando de lado a forma mais técnica.

Tomando como base uma ligação afetiva existente entre professor-aluno, há a possibilidade desse(s) aluno(s) cooperar(em) mais em sala de aula, pois, confiando em seu conhecimento, tende(m) a aprimorar seu aprendizado.

 

Na Psicanálise, se não houver uma relação mais profunda entre professor-aluno, a aprendizagem do aluno poderá ser afetada, tornando-se mais complicada, ao mesmo tempo em que o professor encontrará dificuldades em lecionar.

HUMANISMO

No Humanismo, o foco é direcionado ao homem como um possuidor da liberdade de escolha, que possui sua crença de que cada pessoa tem o direito ao livre arbítrio.

Dessa maneira, o aluno deve ter liberdade para se expressar em sala de aula, do mesmo modo que a aprendizagem deve ser voltada para a autonomia, para que, assim, o aluno tenha a iniciativa de buscar o conhecimento.

Nessa abordagem, não há como ensinar ao professor um conjunto específico de estratégias de ensino, já que ele mesmo deve desenvolver suas estratégias com seus alunos.

GESTALT

Na Gestalt, a percepção é a área dominante, assim como a visão do homem para com o mundo em que vive. Desse modo, o cérebro dinamicamente como um todo, usando suas funções ao mesmo tempo. Assim, o aluno melhoraria sua aprendizagem usando sua percepção, tanto visual como espacial.

Se o aluno se limitar apenas a percepção visual ou espacial, provavelmente perderia sua capacidade de explorar novos pontos de vista, tornando-se mais carente de uma visão mais abrangente do todo.

  • REFERÊNCIAS

CAMPOS, J. AP. P. P. et al. Psicologia da Educação. Batatais: Claretiano, 2016. Unidade 2 – Diferentes abordagens teóricas da Psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com