TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

PORTFÓLIO 1 – Psicologia da Educação

[pic 3]

POLO DE RECIFE

2021

Licenciatura em Música

                     

Disciplina:                      

 Psicologia da Educação

Tutor(a):

Lilian Paula Degobbi / Cristiane Regina Tozzo

Aluno(a):

 Diego Carneiro de Moura

RA:

8112928

Unidade 2:

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA PSICOLOGIA: DIFERENTES ESCOLAS (p. 75 – 110)

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo

Possibilita o tutor a observar e compreender o lado comportamental dos alunos afim de molda-los através de estímulos e respostas. Existe também a possibilidade do aluno  poder alternar seu comportamento mediante ao reforço vicário, onde o mesmo aprende observando o comportamento das pessoas e suas consequências. E por fim a auto eficácia, onde é aguçado a autoestima dos indivíduos afim de superar as dificuldades que serão encontradas no decorrer da vida.  

Trata-se de uma abordagem que nega qualquer evento mental, baseado apenas no que seja observável, mensurável e possível de ser controlado limitando os aspectos

relacionado à subjetividade, à capacidade

cognitivas  e  ao  lado sentimental

dos alunos.      

Psicanálise

Diferente do Behaviorismo, a Psicanálise não se resume aos fatores conscientes, e dá ênfase às manifestações inconscientes que consequentemente influenciam o comportamento. No contexto educacional, o vinculo afetivo entre aluno e professor, é baseado na teoria da transferência e contratransferência, onde o professor e o aluno podem de forma inconsciente, transferirem sentimentos entre si que influenciam na aprendizagem.

O conceito de transferência e contratransferência pode acarretar em situações complicadas. A figura do professor e sua significância, passam a ser a chave do aprendizado, e se por alguma razão, consciente ou não, o aluno não se sente bem com o professor(podendo ser por conta do seu jeito, postura ou até a sua voz), dificilmente ele absorverá com propriedade o assunto a ser tratado, e como o aluno foi afetado por um processo relacionado ao subconsciente, fica praticamente impossível   de ser resolvido.

Humanismo

O Humanismo dá ênfase a igualdade, ou seja, somos todos iguais. Nesse contexto, o professor humanista valoriza o aluno, com uma didática centrada no mesmo, trazendo um ambiente escolar favorável ao aluno e dando-lhes motivações a aprender, a manifestar suas opiniões, pensamentos e vontades, livre de qualquer preconceito e descriminação. A função do docente é  criar condições e facilitar o aprendizado em busca da auto iniciativa do aluno, e para obter sucesso, o aluno deve ter contato com situações reais da vida, de modo que ele possa aprender a distingui-los, e a pensar a forma de se resolver.

No conceito do Humanismo, o sentindo está em aprender a aprender, onde são desconsiderados os métodos, pois o processo de ensino é baseado relação interpessoal entre o aluno e professor.

Gestalt

É uma abordagem baseada na percepção, onde o cérebro funciona de forma dinâmica e o pensamento se organiza a partir da relação entre o todo e as partes através das correlação entre à proximidade, continuidade, semelhança, preenchimento simplicidade e figura-fundo. Segundo os Gestaltistas, o aprendizado ocorre por meio do Insight, quando há compreensão da solução dos problemas que vierem a surgir.

Como nossa percepção nem sempre condiz com a realidade, o aluno pode interpretar algo de forma limitada ou equivocada.          

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com