TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

                                 SELMA UEHARA GIMENES ANTUNES

                                                       RA 1143850

                       

                                               ATIVIDADE CICLO 3

                                       PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes   para a disciplina de PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO sob a orientação da Professora: Camila M Fernandes Fantacini.

                                                         SÃO PAULO/ SP

                                                                  2015

Descrição da Atividade

Com base nos estudos da Unidade 3, elabore a seguinte atividade, que é constituída de duas partes:

1 - Apresente e escolha uma fase do desenvolvimento (infância – primeira, segunda ou terceira infância, adolescência, vida adulta ou terceira idade) descrevendo as características da fase quanto ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional/social.

Fase Escolhida: Segunda Infância.

A segunda infância, fase que se inicia por volta dos dois anos quando através da escola, ela tem seus primeiros contatos com o mundo exterior, a ir para a escola e ter amigos. Começa também a aprimorar habilidades importantes para essa sua fase de seu desenvolvimento.

Em seu desenvolvimento físico as habilidades psicomotoras adquiridas na segunda infância referem-se a representação corporal que permite a criança conhecer o seu corpo, tanto suas frações corporais como olhos, ouvidos, dedos, pernas, quando suas possibilidades e limitações de movimento.

A lateralidade está atribuída a sua noção de direita e esquerda tanto de seu corpo quanto em seu ambiente e na representação espaço-temporal a criança aprende a ter orientação espacial, localizando e reconhecendo seu corpo no espaço, ampliando-o e também aprendendo a distinguir estruturas temporais como antes e depois, longo e curto, hoje e amanhã, dias, meses, anos, entre outros. O desenvolvimento da fala se dá por volta dos 24 a 30 meses, apresentando antes disso, apenas balbucios,  combinações e imitações de sons que ouve.

Em seus processos cognitivos a criança usa mais o pensamento simbólico para representar objetos e acontecimentos, há o egocentrismo, onde ela concentra-se apenas em seu ponto de vista e não consegue ver o das outras pessoas, pensando apenas em suas próprias vontades.

A centração, onde ela concentra-se em apenas um aspecto de determinado assunto, além do animismo, onde a criança pode atribuir vida e dar características de seres vivos a objetos inanimados.

A criança também toma a aparência como realidade, acreditando que um objeto seja o que efetivamente pareça ser e há uma predominância de jogos simbólicos e de fantasia em brincadeiras de faz de conta.

Inicia-se a formação da consciência moral, onde as noções de correto e incorreto começam a aparecer, sua noção de respeito é unilateral e elas seguem as regras por hábito, o conceito de intencionalidade ainda não é desenvolvido e em suas auto avaliações, costumam se reportar a si mesmas.

2 - Com base nas características descritas, elabore uma atividade pedagógica que possa auxiliar no desenvolvimento dessas características.

Para uma atividade pedagógica que auxilie no desenvolvimento dessas características, apostaria nos jogos e brincadeiras, pois acredito que brincar é muito importante para as crianças se desenvolverem de forma saudável, aprimorar suas habilidades, aprender a se relacionar e interagir afetiva e socialmente com seus amigos e professores.

É nas brincadeiras que elas podem soltar sua imaginação e criatividade, aprender a cooperar uma com as outras e pode ajudar muito o professor a conhecer melhor seus alunos, sendo ele um mediador nesse processo de desenvolvimento, onde a criança aprende se divertindo.

Atividades em sala de aula que podem ser trabalhadas em aula de artes:

Fazer cartolinas com texturas diferentes, como áspero, macio e liso, entre outras, para que as crianças possam tocar e sentir as diferentes texturas existentes através do tato. Depois o professor pode pedir para que ela dê exemplos de objetos que tenham as texturas, pedir para que adivinhe as texturas com os olhos fechados. Pode-se até criar um tipo de tapete com as diversas texturas para que as crianças caminhem e sintam também com os seus pés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com