TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Roda Dos Prazeres De Lygia Pape

Casos: A Roda Dos Prazeres De Lygia Pape. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  2.528 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO HISTÓRIA DA ARTE: ARTE

INTERNACIONAL E ARTE BRASILEIRA

“A roda dos prazeres de Lygia Pape”

Análise da obra “A roda dos prazeres”, de Lygia Pape

A roda dos prazeres proporciona a meu ver um despertar dos sentidos. Provoca

experiências inusitadas e imprevisíveis através das cores, aromas e sabores. Ao sugerir uma experimentação a artista aguça os sentidos do então espectador através do tato, do olfato, da visão, do paladar e o envolve num processo de dar significado ao que fora explorado. Consciente ou não da sua escolha o sujeito compactua com o objeto e há assim o rompimento da barreira, da distância e nasce assim a experimentação.

Há o entrelace do imaginário (aquilo que imagino ser e apenas observo) e o concreto (aquilo que sinto, provo e experimento).

Permite ao sujeito realizar conexões, novas reflexões tornando possível vê-los como um todo e não mais como algo isolado.

Conforme Cardim, 2007: A experiência do corpo faz despertar a experiência do mundo percebido, já que o corpo se encontra no mundo como o coração no organismo.

A artista propõe através das suas obras a liberdade na exploração da sua obra,

aproximando o sujeito do objeto e da sua obra, é clara a transgressão dos limites entre o real e a vida real. Ao mesmo tempo que o sujeito toca ele sente, uma abordagem mais do corpo do que da mente, mais da emoção do que da razão.

Pape precisava das mudanças para criar. Constantes mudanças permeiam a obra da artista, numa explosão de cores, sabores e sentidos, sempre na meta de romper a distância entre o sujeito e o objeto, como exemplo muitos vestiram a obra da artista. E ainda declara a própria Pape:

"Eu tento estender ao máximo o fio da expressão". Em "Roda", conta Pape,

"o olhar é seduzido por uma cor, mas o paladar pode reagir de maneira

diferente: o veneno seria uma das surpresas possíveis".

A participação do público foi de fundamental importância para que a obra se completasse, como pré-requisito para simplesmente existir. Há porém quem pegue o conta-gotas para provar o amarelo, o azul, o vermelho, etc. - e há quem não saiba o que fazer com a obra descontraída e sensorial.

O movimento neoconcreto durou apenas dois anos, mas modificou para sempre a arte brasileira e a trajetória de Lygia. Ela seguiu inclusive fazendo experimentações com vídeo, dança, performance, arquitetura, cinema (com o Cinema Novo) e design gráfico.

No neoconcretismo, a tríade é considerada a santíssima trindade dos artistas brasileiros no cenário internacional. A participação do espectador, o trabalho com a subjetividade e o rompimento da moldura são algumas dessas características, que podem ser simbolizadas pelas obras "Bichos", de Lygia Clark, "Parangolés", de Oiticica, e "O Ovo", de Pape. Esta última, tema do texto de Oiticica em "Gávea de Tocaia".

A característica principal da obra de Pape é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com