TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Prazer De Ler

Trabalho Escolar: O Prazer De Ler. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Rubem Alves, 79 anos, Teólogo e Psicanalista com doutorado em Princeton, EUA, professor universitário, de Boa Esperança MG, escritor de vários artigos para revistas e jornais além de ser autor de diversos livros.

Como ensinar o prazer de ler.

Para Rubem Alves o prazer de ler encontra-se tão somente em simplesmente ler, sem se preocupar em decifrar palavras, interpretar intenções ou mesmo com a própria gramática, já que quando lemos e interpretamos um texto usamos de nossas ideias e percepção para tentar traduzir o que o autor quis dizer, perdendo o encanto e magia do todo. O encantamento da leitura esta na percepção do todo e não nas minúcias particulares de cada palavra, ou frase. É no fascínio pela história que se esconde o prazer de ler e que permite ao leitor se sentir cada vez mais atraído e possuído pelo prazer de ler sem se preocupar com perguntas, provas, interpretações ou qualquer outra pressão psicológica que não o permita ser contagiado pelo que lê e não existe.

Pode não haver uma formula magica ou receita de como ensinar as pessoas a sentirem prazer pela leitura, mas, a pressão que o mundo, os pais e as escolas exercem sobre leitores, dos pequeninos aos letrados, transforma cada dia o prazer da leitura na ditadura do ler pra responder, ou para ser, que provem de uma cultura autocrática onde não se lê por querer ou por prazer, mas para satisfazer a necessidade da realidade, criando soldadinhos do conhecimento que se preocupam muito em aprender decifrar as ciências da linguagem e quase nada em ler, sem se dar conta que ler abre portas de novos mundo a cada nova leitura.

Ler com prazer é ler com alegria, é desenvolver amor pela leitura, é entrar em off por alguns instantes e mergulhar no mar palavras sem preocupar em decifrar sua espécie, é ver o invisível, viver o que não tem vida. Se assim fosse feito desde os primeiros dias da vida seriamos sem dúvidas amantes apaixonados pelo prazer de ler. Não há como ensinar o prazer da leitura senão por ela mesma, ainda que ouvida e não lida, afinal quem não se lembra de alguma história ou estória que ouviu alguém ler, e que mesmo sem interpretar conseguiu viajar.

“O prazer da leitura é o pressuposto de tudo mais. Quem ama ler tem as chaves do mundo. Literatura como o corpo da pessoa amada não é objeto de conhecimento cientifico; é objeto de prazer” Rubem Alves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com