TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semana de Arte Moderna

Por:   •  17/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Nessa pesquisa busquei o objetivo de facilitar melhor sobre a literatura brasileira, em poucas palavras mostrei o que aconteceu no modernismo, onde falo sobre a semana de arte moderna, como surgiu.

O modernismo visava a uma autenticidade, a uma nacionalização de nossa literatura. Surgiu a Semana de arte moderna : A verdadeira proclamação da Independência literária brasileira. Esse encontro teve antecedentes importantes que não podemos deixar de conhecê-los. Melhor do quê ninguém, o professor Delson Gonçalves Ferreira, em seu livro "Língua e literatura luso- brasileira ", da editora Bernardo Álvares S.A. 8○ edição, 1970, nas páginas 334 e 335.

A preparação, a realização e a repercussão da semana de 1922, ano do centenário da Independência e da criação do partido comunista brasileiro, marca a entrada do modernismo artístico e literário em nosso país no bojo de um momento histórico dos mais controvertidos e dos mais ricos que já tivemos. Na história literária do Brasil a semana de arte moderna ficará com um grande divisor de águas : antes o passado, agora o presente. Antes o retrato artificial e importados da nossa terra, das nossas coisas e da nossa gente. Agora trata-se de um retrato bem brasileiro e bem fiel.

Na história do modernismo não podemos esquecer os grandes antecedentes da semana. Ninguém poderá negar, porém, que ela é o momento crucial, o momento decisivo, o cume de todas as novas tendências da literatura, da arte em geral, da política e da gida brasileira.

Não foi sem razão que os moços escolheram o ano de 1922, centenário da nossa Independência política, para a sua semana. Não foi sem razão que escolheram a terra do Ipiranga. Embora o cenário todo tenha sido apenas um marco simbólico, uma paisagem sentimental, tudo foi escolhido com clara intenção. No cenário da Independência literária, mudaram apenas o mês. Não foi em setembro, mas em fevereiro.

Com o modernismo e sobretudo com a semana de arte moderna de São Paulo começa o período de independência da nossa literatura. Começa uma verdadeira literatura nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com