TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte da estaca de madeira

Artigo: A arte da estaca de madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

nspirado no trabalho de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, o escultor de Campinas (SP) Carlos Duvillo Squarcini, de 55 anos, vai representar o Brasil em um simpósio de escultura em madeira em Fujian, na China. Em sua primeira viagem de avião e com uma arte diferente do estilo sacra que costuma produzir, o artista deve esculpir um índio para representar o país. "Está até difícil para trabalhar, é muita expectativa. Foi uma surpresa enorme", conta o entalhador que, apesar de falar pouco inglês e não conhecer o idioma chinês, embarca na próxima semana para o continente asiático.

O convite para o encontro, que deve reunir entalhadores de 38 países em homenagem ao dia da madeira, comemorado no dia 21 de março, veio por um telefonema, há quase um mês, do professor Mario Tommazello Filho, da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). "Estava trabalhando e então ele me ligou. Foi muito legal, porque é uma pessoa que eu nem conhecia, mas que viu meu trabalho na internet", diz.

Carlos Squarcini expõe seus trabalhos na feira de artes e artesanato do Centro de Convivência, no bairro Cambuí, aos finais de semana e foi chamado para restaurar uma parte da poltrona utilizada pelo bispo da Catedral Metropolitana de Campinas, uma das obras mais importantes do templo. "Esta cátedra foi oferecida em 1908 na criação da Diocese de Campinas", explica o arquiteto Ricardo Leite, responsável pelo restauro da Catedral.

Rascunho e ferramentas

Apesar de ter o rascunho desenhado em papel, a escultura apresentada na China será produzida durante os quatro dias de simpósio em uma peça de cedro. "São poucos dias, vai ser 'apertado' para lixar e deixar tudo perfeito", afirma. Para produzir o índio em madeira, o artista fez testes em Campinas para escolher quais ferramentas serão necessárias para a elaboração da obra.

Além do índio, a escultura de 70 centímetros de altura de uma escrava nua também deve representar o Brasil na China. No término do encontro, o índio esculpido ficará exposto e integrará o acervo do simpósio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com