TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A casa do cupim

Seminário: A casa do cupim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  Seminário  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

3.11. A casa do cupim

Os cupins, que habitam sob o solo, constroem ninhos em forma de cômoros em terra misturada à sua saliva. A parede muito resistente é executada em duas frentes de trabalho que no final se encontram no meio, ou seja, no topo do montículo.

As pontes em concreto protendido utilizam processo construtivo semelhante inventado pelo brasileiro Emílio Baumgart denominado processo dos balanços sucessivos. Sua execução ocorre dos apoios para o meio do vão, em duas frentes de trabalho que se encontram no centro, dispensando o cimbramento (armações para o molde em arco). Podem ser utilizados elementos pré-moldados, que vão sendo incorporados sucessivamente ao corpo da ponte de ambos os lados denominados de aduelas.

A ponte Eusébio Matoso em São Paulo, projetada por Ernani Dias foi construída pelo processo de balanços sucessivos e com concretagem “in-loco”.

3.13. As conchas marinhas

As conchas marinhas abrigam os moluscos e são submetidas a grandes pressões provocadas pela água. A forma, semelhante a uma cúpula, permite o desenvolvimento de esforços predominantemente de compressão, aos quais o material da concha resiste bem, permitindo que a sua espessura seja mínima.

Por outro lado, os esforços de

compressão e a esbeltez da concha

podem causar flambagem, o que é

resolvido com a criação de nervuras, que

a enrijecem sem aumento significativo do

seu peso (dobraduras aumentam a

rigidez das seções dos elementos

estruturais, ou seja, quanto mais material longe do centro de gravidade mais rígida será a seção e portanto mais difícil de flambar).

Formas estruturais em que prevaleçam esforços à compressão são economicamente resolvidos com o concreto armado. A cúpula é um sistema estrutural perfeito para o concreto armado. Teoricamente uma cúpula de 600 m de diâmetro poderia ser executada com apenas 7 cm de espessura. Mas pela esbeltez da lâmina, corre-se o risco da flambagem, o qual deve ser resolvido com a introdução de nervuras ou ondulações na casca.

Restaurante mexicano, projetado por Félix Candela tem estrutura em casca que vence vão da ordem de 30 m, com apenas 10 cm de espessura graças as suas dobraduras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com