TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da arte no processo de aprendizagem

Artigo: A importância da arte no processo de aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Artigo  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da arte no processo educacional

Este trabalho se propõe a conhecer a prática pedagógica no ensino de artes, a relação de paixão com a arte está diretamente ligada à vivência de cada um. Lembranças da infância, da adolescência ou de qualquer tempo não adormecido servem como repertório no processo expressivo, desenhando, dançando, pintando o corpo, confeccionando ou construindo objetos, o homem, desde o tempo das cavernas, sonha, idealiza e constrói seu trabalho artístico, revelando toda sua essência nesse processo poético que passa pela mente, pelo coração, pelos olhos e pelas mãos.

Criar e perceber formas visuais implica trabalhar frequentemente com as relações entre os elementos que as compõem, tais como ponto, linha, plano, cor, luz, movimento e ritmo. As articulações desses elementos dão origem à configuração de códigos que se transformam ao longo dos tempos. Tais normas de formação das imagens podem ser assimiladas pelos alunos como conhecimento e aplicações práticas recriadora e atualizada em seus trabalhos, conforme seus projetos demandem sua sensibilidade e condições de concretizá-los permitam. O aluno também cria suas poéticas onde gera códigos pessoais.

Pensar o ensino de arte é pensar modos de gerar processos educativos propositores de ações para poetizar, fruir e conhecer arte.

Antes mesmo de saber escrever, o homem expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da arte.

A caverna, com sua umidade rochosa, foi o ateliê do homem pré-histórico. Diante dos mistérios do que lhe era desconhecido, o artístico, o artista retirava-se para ficar a sós na caverna. Por dias e dias, nela habitava, desvendando, pelo fazer das mãos e pela força imaginante, o que não compreendia, mas sonhava compreender.

Em muitas escolas, as atividades de artes são propostas com fim em si mesmas, sem significado. Colar, pintura, desenhar e modelar apenas com o objetivo de que a criança adquira procedimento, ou seja, habilidades, no uso do material e experimente essas modalidades.

Há também uma preocupação exagerada com a estética, o que faz com que as produções sejam destinadas a decoração ou a serviço de outras áreas. Nesses casos, os professores fazem parte do trabalho, pois acreditam que as crianças não tem habilidade para realizar um produto com qualidade.

É importante que a criança exercite a livre expressão e a experimentação, mas quando isso é feito sem nenhum tipo de intenção, ou seja, um deixa fazer sem intervenção, a criança acaba avançando pouco. Além de proporcionarmos momentos do fazer artístico criador qual a criança tenha liberdade para construir seu percurso individual, devemos propor situações planejadas e dirigidas nas quais a aprendizagem acontece a partir do uso de determinados materiais para que, na ação sobre ele, o aluno possa construir conhecimento sobre um determinado aspecto do conteúdo da arte.

Sabemos da necessidade de a criança ter autonomia ao explorar materiais, adquirir procedimentos e ter suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre o fazer artístico. Porém. Não podemos esquecer que arte é uma linguagem e tem estrutura características próprias. O que significa que sua aprendizagem se dá por meio da articulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com