TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA: PROCESSOS, APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA

Por:   •  20/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 3

 ALUNO

ANIKIELLY FERREIRA DA ROCHA

DISCIPLINA

PSICOLOGIA: PROCESSOS, APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA

PROFESSOR

Iracivan Araujo Manço 

TURMA

 

CÓDIGO DA TURMA

[pic 3]

  1. O que se entende, em Psicologia, quando se fala em “Inteligência”?

Na psicologia, podemos classificar a inteligência como uma  capacidade de aprender e se relacionar com o ambiente que nos cerca, ou seja, seria a cognição de um indivíduo.

  1. Qual o procedimento do teste Stanford-Binet para estabelecer a IM?

Tratam-se de varias questões que envolvem cognições, memória, raciocínio, aplicadas para testar a dificuldade das mesmas, é divido em 75% de questões que o indivíduo é capaz de responder, de acordo com cada faixa etária. Sendo assim o resultado do teste é avaliado pela quantidade de questões resolvidas, sendo definido como IM (idade mental).

 

  1. Qual seria o QI de uma criança de 4 anos cuja IM fosse igual a 3 anos e 2 meses?

IM x IC x 100 = QI

3,2 x 4 x 100 = 80.

QI = 80

  1. Aponte duas críticas que costumam ser dirigidas ao teste Stanford-Binet.

A primeira seria feita pelos psicólogos, pois acreditam que o QI, não necessariamente vai definir a capacidade do indivíduo.

A segunda seria que as questões abordadas nesse teste, seriam muito parecidas com as que são aplicadas em salas de aulas, na sua maioria, em escolas de classe média alta, sendo assim, favorecendo as crianças que estão nesse ambiente e já familiarizadas com estas questões.  

  1. Comente as teorias que explicam sobre a composição da inteligência:
  • Teoria dos dois fatores: Esta teoria diz que toda atividade intelectual é formada por dois fatores, um geral que é comum a toda atividade mental, e um específico que é característica dessa atividade individualizada.
  • Teoria dos fatores múltiplos: a inteligência é composta por fatores independentes entre si e que se relacionam, são fatores minúsculos que operam simultaneamente. 
  • Teoria dos grupos de fatores: afirma que a inteligência é constituída por grupos de fatores de capacidades mentais, que não dependem um do outro para se manifestarem, cada um depende de um fator primário diferente. 
  1. Comente sobre o processo de Inteligência Humana enfatizando as teorias:
  1. Teoria das  Inteligências Múltiplas: nessa teoria, a inteligência deve ser analisada como um conjunto de aptidões humanas, vista com habilidades, que podem se manifestarem de diversas maneiras em cada ambiente específico. Ela aborda também que esta inteligência é particular de cada indivíduo, e que pode ser desenvolvida a partir de estímulos.
  2. Teoria Inteligência Emocional: trata-se da inteligência de auto conhecimento emocional, nessa teoria o individuo tem a capacidade de identificar suas emoções com maior facilidade e possuem maneiras eficazes de lidar com elas, tem maior capacidade de lidar com adversidades, sendo resiliente.
  1. Existe relação ente Inteligência e Criatividade? Explique.

A inteligência é como uma função do cérebro, possuindo diversos tipos e a criatividade é a forma como o sujeito irá usar essa inteligência, a criatividade está mais ligada ao processo de imaginação. Sendo assim, o sujeito pode ter habilidades caracterizadas com um tipo de inteligência, por exemplo ser bom com números, porém pode não usar isso de modo criativo. A criatividade está mais ligada à motivação do que à inteligência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (60.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com