TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUAS: A importância da escrita e interpretação textual, no processo aprendizagem de alunos de 5º ano de uma escola Municipal

Por:   •  27/1/2020  •  Resenha  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUAS: A importância da escrita e interpretação textual, no processo aprendizagem de alunos de 5º ano de uma escola Municipal

Emily Stocco Tori

Vanessa Campos

As atividades aqui apresentadas, tiveram como objetivo viabilizar as práticas de ensino que utilizamos no decorrer do estágio supervisionado de línguas do segundo ano de Letras, UNIOESTE/Cascavel. Está prática de ensino deu ênfase, na elaboração de atividades que foram utilizadas para ressaltar a importância da escrita e interpretação textual no processo de aprendizagem do aluno.

A importância desse período de acompanhamento das aulas de Língua Portuguesa, justifica-se devido à necessidade de aproximação e conhecimento da realidade escolar, e da elaboração de diagnóstico dessa realidade como possibilidade para traçar o plano de ação para docência.

Nossa experiência teve início com a visita à escola, necessidade que vimos para que pudéssemos observar e analisar a turma, a fim de que as elaborações das propostas de atividades pudessem ser condizentes com a realidade e necessidades dos alunos. Esse primeiro contato foi necessário, também, para conhecermos o espaço em que desenvolveríamos a prática, no caso, a Escola Municipal Luiz Vianey Pereira, bem como para conhecermos e nos apresentarmos a alguns gestores, aos professores de Língua Portuguesa, além, é claro de termos o nosso primeiro contato com os alunos.

Após a visitação, ainda tivemos um período para observar o ambiente escolar e a turma que iriamos lecionar. Através dessa observação foi possível esboçar uma estratégia, de ensino, que alcançasse nosso aluno-alvo, considerado como sujeito único com necessidades e carências que precisam ser supridas dentro de sala de aula.

Nosso objetivo, no período de observação, era saber avaliar o ambiente escolar da turma em questão, só assim existiria a possibilidade de que nossas intervenções de docência fossem eficazes.

Concluído esse período de contato inicial, passamos pelo processo de reflexão do que foi observado e escolha das melhores alternativas para que houvesse um aproveitamento satisfatório no período da prática efetiva. Este foi o momento preciso da preparação das intervenções: elaboração das aulas, escolhas dos materiais e recursos, afinidades teóricas etc.

Tendo em vista que a turma de nosso estágio é do Ensino Fundamental, e estão iniciando os processos de aprendizagem da linguagem, nosso primeiro movimento é possibilitar o contanto com diversas formas da utilização da linguagem em nossa sociedade atual. Para isso, elaboramos um projeto que possibilita que o aluno se depare com os diversos gêneros textuais, assim nesse primeiro momento, trabalhamos com o gênero conto. Dessa forma, buscamos exercitar a ideia de Irandé Antunes (2003), quando esta coloca que as aulas de português deveriam ser acerca de falar, ouvir, ler e escrever texto em língua portuguesa, assim a ideia era fazer com que os alunos refletissem sobre a importância de ler e da produção textual.

No segundo momento, trabalhamos com sinais de pontuações, pois, acreditamos que a temática seria um tema pertinente para esta turma, visto que grande parte dos alunos ainda encontra dificuldades tanto na leitura quanto na escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com