TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A metodologia

Resenha: A metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

O que é metodologia

Ao pesquisador cumpre ter conhecimento em profundidade em extensão adequadas à área que pretende abordar, subentendendo-se, pois a exigência de uma qualificação cientifica que advém a atuação profissional e o empenho intelectual. Nesse sentido, é a partir da consideração dos conhecimentos científicos que podemos dimensionar o grau de profundidade e extensão com que se pretende abordar o tema. Além disso, o pesquisador deve possuir conhecimentos acerca da tipologia de raciocínios que deve ser utilizada na investigação sistemática do tema definido.

Em relação ao raciocínio, a Lógica define três tipos básicos que, embora não impliquem em exclusão de um pelo outro, são considerados isoladamente por questões didáticas. Em primeiro lugar, temos um tipo de raciocínio que, partindo do fato ou fenômeno singular, acumula informações cada vez mais amplas para chegar a leis e teorias. Esse raciocínio será denominado indutivo. O raciocínio dedutivo, ao contrário, tem como ponto de partida as leis e teorias que, na perspectiva de justificar fatos e fenômenos, geram hipóteses acerca deles. Por fim, temos o raciocínio hipotético-dedutivo, o qual baseia-se na formulação da possibilidade de existência de uma lacuna em determinado nível de conhecimento, e lança hipóteses que possuam preenchê-la, desde que dedutivamente testadas. Embora tais tipos de raciocínio possam parecer restritos e confinados à área acadêmica, é forçoso ressaltar que são utilizados ordinariamente na vida cotidiana.

Explicativa: segundo Netto (2009) A abordagem metodológica explicativa é “O que registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas”. Nesse contexto, foi utilizado tal abordagem registrando fatos que foram encontrado no contexto da organização nas situações problemáticas de acordo com o que é estudado e suas causas foram então analisados na abordagem do problema, onde foi constatado que o causador de situações como falta e perda de produtos em estoque, erros nas compras e desperdícios de materiais é a falta da gestão correta dos materiais na empresa.

Descritiva: também foi utilizada a abordagem descritiva na identificação das características de gestão dos materiais de empresas tais como baixo tear de informações e de controle. Também foram analisados os fatores que determinam tais características, como falta de uma planilha melhor para interação da gestão de materiais e a utilização de técnicas como PEPS e 5S’s para administrar tais atividades. Tais pessoas seguiram o que Netto (2009) diz a respeito da abordagem descritiva, dizendo que ela “ Tem como objetivo e identificação, registro e análise das características, fatores e variáveis que se relacionam como fenômeno ou processo”.

Bibliográfica também seguindo o que Netto (2009) diz, o levantamento bibliográfico “É realizado em bibliotecas públicas, universidades e especialmente em acervos virtuais”. Foi feita uma análise coletiva de livros a respeito de administração de materiais e de apoio os trabalhos acadêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com