TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A necessidade de alfabetização visual

Artigo: A necessidade de alfabetização visual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Artigo  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

A alfabetização visual amplia o olhar do indivíduo, o limite e a abrangência de sua percepção. A comunicação visual tornou-se linguagem universal, fácil e rápida decodificação e altamente atrativa e envolvente.

A necessidade de alfabetização visual vem confirmando a importância do papel da Arte na escola. O ser humano nasceu com a capacidade da percepção visual, mas deve ser aprimorada por meio dos estudos, do conhecimento dos elementos visuais.

A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele. O registro mais antigo da história humana é a informação visual.

O professor através da alfabetização visual prepara o aluno para a interpretação do mundo e é através de seus primeiros rabiscos, desenhos, pinturas que pode-se compreender interiormente um aluno. Um exemplo disso são as propagandas na TV, os jornais, campanhas publicitárias, você fica admirado com tudo aquilo e uma simples ida ao supermercado sem você ter o senso crítico, ter o conhecimento para identificar e entender certas imagens, faz com que você torne-se escravo do consumo. Há vários produtos que na realidade compra-se pela embalagem, que está tão atrativa, que acabamos caindo nesta armadilha.

Hoje se você pegar uma apostila de 1º Ano de um aluno, ela está toda cheia de imagens coloridas, é de encher os olhos. Isso tudo para que o aprender se torne mais atrativo. Sendo assim podemos dizer que a alfabetização visual é um recurso para que a aprendizagem fique mais interessante, mais gostosa e para que se consiga capturar mais e mais atenção do aluno de uma forma construtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com