TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE VÍDEO: BMW RED

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DE VÍDEO: BMW RED. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ANALISE DO VIDEO: BMW VERMELHO

Alagoinhas

2012

ANALISE DO VIDEO:BMW VERMELHO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Oficina de formação questão social,Ciência Política, Economia politica,Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III.

Orientador: Profa. Giane albiazzetti,Daniela Sikorski,Marco Aurelio Arbex,Claudia Maria Ferreira.

Alagoinhas

2012

Sumário:

Introdução ____________________________________________________________04

Analise do video bmw vermelho __________________________________________04

Considerações finais__________________________________________-__________06

Referências____________________________________________________________08

INTRODUÇÃO

Este documento foi realizado com leitura e análise dos livros do curso, bem como os conteudos abordados no semestre, além do video proposto para o trabalho e pesquisa na internet, tendo como objetivo fazer uma análise critica sobre a sociedade capitalista,suas contradições e desafios postos pela desigualdade social e de direito. É evidente que nossa sociedade tem vivenciado uma série de problemas. A perda da identidade organica do homem com a natureza que se dá a partir do capitalismo. O homem perde então em certo sentido sua liberdade já que os niveis de produção não se encontram mais ao seu alcance.Existe muita contradiçao neste mundo capitalista, onde a riqueza se acumula na mão de poucos, e uma grande maioria é explorada vendendo sua força de trabalho.Vivendo em péssimas condições, sem se sequer direito a direitos basicos,como saúde moradia por exemplo.As politicas sociais não são pensadas pelo estado como direitos, mas como resultado dos interesses do capital e não da expansão de cidadania.No contexto do papel do estado na expanção das politicas sociais, o papel do serviço social é na sua ação junto a tais politicas operando com intervenções junto a população. É muito importante tambem ressaltar a importância do trabalho interdicisplinar junto a outros profissionais, compartilhar conhecimentos e saberes que auxiliam na compreensão das relações sociais,reconhecendo a área particular de cada um. Lembrando que os direitos sociais são conquistas adquiridas decorrentes de uma realidade de conflitos. Sendo reconhecidas tais problematicas,houve assim uma necessidade por parte do estado de enfrenta-las. Porem há uma necessidade muito grande de dar prioridade ao social, o emprego, a cultura , a educação por exemplo. Mas o que vemos na realidade é uma ineficacia muito grande na implementação desses direitos, crescendo assustadoramente a pobreza.

ANALISE DO VIDEO:BMW VERMELHO

REFLEXÃO CRITICA, A RESPEITO DA SOCIEDADE CAPITALISTA, E OS DESAFIOS POSTOS PELA DESIGUALDADE ,SOCIAL E DE DIREITO.

A ciência politica explicando acerca da cidadania diz que a construção da cidadania no Brasil esteve constatemente atrelada aos projetos e interesse das elites socio economicas e politicas; raramente vinculou-se a um projeto coletivo com ampla participação social e inclusão. A economia política diz que aceitamos como premissas a propriedade privada,a separação do trabalho, capital e terra, assim como tambem de salarios e lucros. Ou seja a sociedade é dividida em duas classes os de possuidores de propriedades e de trabalhadores sem propriedades.O capitalismo se refere ao processo de acumulação de capital. A apropriação economica é o principal definidor da estratificação social.Outras distinções oriundas de diferenciações de religião de ocupação de hereditariedade entre outras, são secundarias se comparadas a distinção economica.Se ocupar posição importante no mercado automaticamente ocuparei posição importante na sociedade.Normalmente se divide em classes os individuos, em classes de acordo com a capacidade de consumo ex. classe alta, média, e baixa;classe a,b,c,d,e e. A sociedade capitalista é amais desigiual se comparada a outros tipos. Uma minoria de pessoas se apropia de quase toda riqueza produzida,expressa na renda, nas propriedades e tambem nos bens simbólicos expresso no acesso a educação, aos bens culturais como museus livros, teatro etc...Portanto a transformação societariária capitalista ampliou a complexidade das relações, não só de trabalho mas modificações drasticas na vida cotidiana das pessoas mais pobres. Acentuando cada vez mais a concentração do capital para um numero bastante reduzido e a pobreza se ampliando gerando em larga escala as contradições socias. Sem dúvida o trabalho precário e o desemprego acentuam-se a desestruturação das politicas sociais e mostram na atualidade uma realidade social dramatica e perversa oriunda da historia,relacão entre politica social e processo de acumulação. A situação da pobreza não se resume a insuficiência de renda. Ter uma baixa renda é o resultado de diversos fatores inter-relacionados; baixa escolaridade, poucas oportunidades de qualificação, dificil inserção no mercado de trabalho, acesso a postos mal remunerados e sem pespectivas de progresso.Outra vertente cruel da pobreza e sua reprodução entre gerações: filhos de pais pobres não tem as mesmas oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com