TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bmw Vermelho

Exames: Bmw Vermelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARCIA VASCONCELOS

BMW VERMELHO

CABROBÓ-PE

2013

MARCIA VASCONCELOS

BMW VERMELHO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas ciencia e economia politica, fundamento historicos, e metodologico do Serviço Social 3,metodologia cientifica,oficina de formação:questao social.

Prof.Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Rodrigo Trigueiro, Sergio goes Barboza

CABRBÓ-PE

17/04/2013

SUMÁRIO

1. RESUMO.................................................................................................... 03

2. INTRODUÇÃO............................................................................................ 04

3. DESENVOLVIMENTO............................................................................... 05

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... 08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................... 09

RESUMO

No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.

Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.

Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade. Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade social, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada também foi a igualdade jurídica que baseava-se nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas. Como a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações também. As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classes produz e a outra domina tudo, onde esta última domina a primeira dando origem as classes operárias e burguesas.

As desigualadas são fruto das relações, sociais, políticas e culturais, mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas mais também culturais, participar de uma classe significa que você esta em plena atividade social, seja na escola, seja em casa com a família ou em qualquer outro lugar, e estas atividades ajudam-lhe a ter um melhor pensamento sobre si mesmo e seus companheiros.

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal assegura a qualquer pessoa, física ou jurídica nacional ou estrangeira, o direito de apresentar reclamações ao Legislativo, Executivo e ao Judiciário, e também ao Ministério Público, em face de ilegalidade ou abuso de poder. O chamado direito de petição aos órgãos públicos é um meio de tornar efetivo o exercício da cidadania, sendo um instrumento de que dispõe qualquer pessoa para levar aos poderes públicos um fato ilegal ou abusivo, contrário ao interesse público, a fim de que se possa tomar as medidas necessárias. Em 1601, surgiu a Lei dos Pobres que concedia auxilio financeiro, mas obrigava os homens capazes a prestar serviço em asilos e albergues . As crianças tinham que frequentar a escola. Quem não trabalhava era açoitado, preso e poderia ser até condenado à morte . A lei consolidou a ideia de que o governo é responsável pelos pobres e foi o embrião do moderno Estado do Bem Estar Social .

.

DESENVOLVIMENTO

Muitos acreditam que o combate a desigualdade social se dá só de forma econômica, mais sendo assim seu impacto seria de forma negativa, atingindo a uma parcela específica da população sendo repassada aos demais como forma de mídia, porém as estruturas continuariam as mesmas.

No entanto, o combate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com