TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................04

3 CONCLUSÃO.................................................................................................09

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................10

1 INTRODUÇÃO

Administrar é um trabalho repleto de desafios e situações problemáticas e o Administrador precisa estar capacitado para atender às necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer a sua função na empresa, seja pública, privada ou do terceiro setor, de forma íntegra, transparente e responsável.

Os Administradores estão sempre sujeitos a avaliações e constantes julgamentos, pois como bons gestores, eles representam não só a sua imagem, mas também a da empresa para a qual trabalham. Por isso, o Administrador possui a obrigação moral e profissional de manter uma boa reputação, servindo de exemplo para os seus sócios, patrões, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros.

Na ilusão de conseguir benefícios ou lucros financeiros em curto prazo, algumas empresas e profissionais deixam de manter uma conduta ética e utilizam meios ilegais, ilícitos ou injustos para atingir os seus objetivos, sem se preocupar com a responsabilidade dos seus atos para com a sociedade.

Em resposta, a falta de ética provoca um impacto gravíssimo na reputação da empresa ou da equipe. A perda da credibilidade destrói rapidamente todas as chances de futuras negociações, investimentos e até aquisição de novos talentos, pois ninguém quer ter sua imagem vinculada a uma instituição sem princípios éticos.

ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS

O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica que afeta agressivamente os EUA. Ryan Bingham (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários.

Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem gerar são completamente indiferentes a ele, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que realmente desempenha com maior destreza sua tarefa.

O personagem de Ryan Bingham, exímio vendedor, demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite.

Sua vida é controlada pela total falta de compromissos e o desprendimento em relação às interações humanas, mas tudo isso muda quando uma jovem executiva tenta implementar um novo sistema na empresa e Ryan vê seu estilo de vida ser ameaçado.

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação.

Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

Em Amor sem Escalas esse cenário é bem retratado quando propõem a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir estrondosamente os custos de viagens da empresa.

A idéia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e da interferência em seu projeto de vida de juntar 1 milhão de milhas, além disso acredita também que aquele modo não era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem.

De fato, apesar da grande economia que a empresa teria com adesão dessa nova ferramenta, a mudança não se mostrou eficiente, já que a empresa não avaliou todos os aspectos envolvidos no serviço delicado que vendia que envolve uma questão emocional e de grande impacto na vida das pessoas, e que poderia gerar as mais diversas reações nas pessoas demitidas.

Optaram por uma mudança organizacional pensando exclusivamente no lucro, assim, foi mal planejada e consequentemente apresentou falhas, sendo que precisaram voltar ao modelo organizacional antigo.

A ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais.

A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpados do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade laboral.

Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com