TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE ROMANA E GREGA

Casos: ARTE ROMANA E GREGA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 6

Redija um pequeno texto, com suas próprias palavras, que apresente as características principais da Arte Grega e da Arte Romana. Mínimo de dois parágrafos e máximo de uma página.

Arte Grega

A arte grega é uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se dedicavam única e exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego. Os gregos contemplam a natureza e outras belezas e costumam exprimir isso na arte. Os gregos buscam a perfeição e possuem características como a democracia, o racionalismo e amor pela beleza e pela vida.

Os escultores gregos sempre buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Muitos escultores esculpiam sua obras nuas, sem nenhuma vestimenta, pois acreditavam que a beleza está no corpo nu, natural, como veio ao mundo. Eles retratavam os seres humanos de acordo com sua alma e espírito e não apenas de acordo com a idade e personalidade, era algo muito mais profundo. Tais esculturas e obras podem ser conferidas nos inúmeros Museus da Grécia.

Cultura

Os gregos sempre foram muito inteligentes e foram eles que criaram os Jogos Olímpicos, que aconteciam de quatro em quatro anos na cidade grega de Olímpia, daí o nome das Olimpíadas. Os jogos gregos nada mais era do que uma homenagem aos deuses, onde reuniam atletas de diversas cidades e eles disputavam esportes como, natação, corrida, entre outros. Quando um deles vencia as Olimpíadas, eram vistos em suas cidades como verdadeiros heróis.

Além de esportes, os gregos sempre tiveram paixão por teatro. Costumavam apresentar peças ao ar livre e os atores sempre representavam usando máscaras. Eram retratados comédias, dramas e sátiras, mostrando o comportamento humano em diferentes sentimentos.

Democracia

Os gregos são vistos como os mais democratas do mundo e a cidade de Atenas é tida como o berço da democracia. Os cidadãos de Atenas eram quem podia participar de votações que aconteciam na praça pública e lá, eles decidiam de forma direta, os rumos que a cidade e o estado iriam tomar.

Arte Romana

A arte romana foi diretamente influenciada pela arte popular etrusca e pela realidade passada pela arte grega, por isso tamanha relação entre as duas artes. Uma das heranças que a arte romana teve foi usar o arco e a abóbora para construções. Além de revelar grandes artistas nascidos em Roma e donos de muitas obras de arte.

Cultura

Basicamente, a cultura romana se mostra através de sua arte e arquitetura. As arquiteturas romanas possuem características gerais de todos os sentimentos e energias. Suas arquiteturas eram construídas de acordo com as espécies: religião, que era mostrado em forma de templos. O comércio, mostrado em arquiteturas como uma Basílica e a higiene, mostrada através de construção de termas.

Além disso, os romanos possuem como característica de sua cultura, o lazer e o divertimento. Aproveitam a vida se divertindo com circos, jogos circenses, jogos de tróia (torneio de cavalos), entre outros. Além dos jogos, os romanos assim como os gregos, também tinham paixão pelo teatro e realizam peças imitando o teatro grego.

Lutas romanas

O povo romano adorava as lutas que haviam nos anfiteatros, pois os romanos transformavam as lutas em verdadeiros espetáculos, aonde todos adoravam assistir e era um dos maiores divertimentos para o povo romano.

Civilização Grega:

Eles até poderiam ser vistos como os mais democratas do mundo, no entanto apenas 10% da população grega atuava na tal democracia, estes eram os considerados cidadãos, para ser um cidadão de Atenas é necessário ter 3 gerações passadas que viveram na cidade entre outras exigências , os escravos(sim escravos, e não são escravos negros, são brancos mesmo, outros povos conquistados), os não cidadãos(pobres, poderiam sim haver cidadãos pobres) e os estrangeiros... O governo Grego não trabalhava pelo bem estar destes últimos, ele trabalhava para o bem estar de apenas 10% da população... Tem mais coisas mas isso é o suficiente...

Civilização Romana:

A característica dos romanos de "lazer e divertimento", não é por que eles "aproveitavam a vida se divertindo", mas sim por que eles eram obrigados a se divertir, para não estudar, e serem informados... Isso pode parecer bom, mas causa alienação no povo, como não estudavam, e não pensavam apenas se divertiam e comiam(da i vem a famosa política do pão e circo) eles não tinham conhecimento o suficiente para ver que estavam "na merda", com muita pobreza, exploração, e impostos altos, assim não pressionavam o imperador romano, não eram críticos para com ele, portanto o imperador romano financiava essa diversão dos romanos, dando pão, e espetáculos que em nada ajudam a população, para se manter no poder, assim como ocorre no Brasil e no mundo... Alem disso o teatro romano tinha apenas a comédia(as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com