TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte romana

Seminário: Arte romana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

INFLUENCIAS

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida e que retratava o cotidiano, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Um dos legados culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções.

Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estílo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.

Cara a arte romana é a radicalização da arte grega..

Um exemplo é os Deuses Gregos , que mudaram de nome quando veio o Império Romano, ou seja, os romanos pegaram tudo do grego e "converteram" pra o seu "estilo" artístico.

Musica

A musica na arte Romana foi influenciada pelos Gregos.

Nas casas: a influencia grega predominava,escutavam musicas suaves, onde era usados os instrumentos de sopro e a lira, e um outro tipo de musica surgiu que foi chamada de

Gloria militar: que tinha instrumentos de percussão, com influencia helenística,

Nas igrejas percebia-se a origem da monodia cristã que era inspirada em salmos de origem hebraica,tinha grande efeito místico..

Alguns poucos instrumentos antigos chegaram aos dias de hoje, mas sobreviveu principalmente um expressivo acervo de imagens relativas a atividades musicais em pinturas, mosaicos, relevos e outros suportes, que dão uma boa ideia do variado instrumental empregado e de usos específicos em cada atividade.

A partir da grande admiração que tinham pela cultura grega, das referências literárias e tratadísticas, e considerando as muitas similitudes no instrumental, conclui-se que a música romana soava muito como a grega, usava seus modos e regras compositivas, suas leis de acústica.

Litertura

Em Roma o desenvolvimento da escrita como uma forma de arte demorou. Somente a alta sociedade freqüentavam salões de leitura para ouvir a ler. A literatura também era encontrada durante os banquetes, alguns poemas dos escritores mais famosos eram recitados. Virgilio era considerado o maior poeta Romano,ele criou uma obra muito bela e original. Autor da Eneida conseiderado o melhor poema da literatura romana e uma grande homenagem a historia de seu povo. Outro grande poeta da época foi Herácio. .

Dança

Na dança, os romanos não seguiram influencia dos gregos, os primeiros danças eram feitos por mulheres. Um dos ritmos mais conhecidos era o Saliano, ligados a ritos de guerra era realizada em três tempos.. Uma época as raízes das danças enfraqueceram e as escolas de dana fecharam ,porem as danças como as núpcias nunca morreram. Com a volta da dança a mais praticada era as de circo. Existiam muitos famosos da dança como Batilo e Pilado que eram reconhecidos por seus estilos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com