TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FASES BÁSICAS DO RENASCIMENTO

Relatório de pesquisa: AS FASES BÁSICAS DO RENASCIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um período de mudanças culturais que aconteceram entre o sec. XIII e XVII. Teve início na Europa e foi o primeiro movimento cultural motivado pela burguesia.

É também chamado de Maneirismo, que seria o renascimento em todos os países, fora a Itália. Apesar de ter grande importância nas áreas de música, literatura e no campo das artes em geral, o período estava ligado a outras áreas como a expansão marítima ou o absolutismo político e a reforma religiosa.

O Renascimento sucedeu o que se costumava chamar de “idade das trevas” (período da Idade Média em que, por dominância da igreja, várias áreas científicas foram proibidas de serem pesquisadas). Passada essa época, o Renascimento se propôs a ser um movimento laico, mas na prática acabou sendo mais influenciado pela igreja católica do que qualquer outra.

Sua essência era o humanismo, além de outros valores tipicamente burgueses, como o otimismo, individualismo, hedonismo, antropocentrismo e racionalismo. Era racional e prezava a lógica e a valorização dos clássicos.

PRINCIPAIS FASES DO RENASCIMENTO

Distingui- se por três fases, são elas: O Trecento (XIV), Quetrocentro (XV) e Cinquecento (XVI).

Trecentro: Uma característica desse movimento foi a valorização do indivíduo, dos detalhes humanos e a ruptura com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval, destacando o artista plástico Giotto. Na literatura destacaram-se Petrarca e Giovanni Boccaccio. Os traços eram diretamente relacionados ao pensamento humanista. Começou-se também a buscar explicações cientificas para fenômenos naturais. Na economia, os comércios estavam cada vez mais com aspectos capitalista, do mesmo modo a tradição costumava ser deixada de lado, em busca de mais riquezas, o que se pode chamar de materialismo.

Quatrocentro: Foi o auge do Renascimento. Grandes obras de arte foram feitas nesse período. Bottecelli conseguiu leveza e religião, da igreja tradicional e também a pagã, juntas nos mesmos trabalhos de forma inovadora. Leonardo da Vinci teve grandes avanços em todas as áreas em que pesquisava. Pintou “Monalisa” fez modelos de vários equipamentos atuais, como o submarino além de ser grande pesquisador da anatomia humana, estudando e fazendo anotações de diversos mecanismos do corpo humano, até aquela época, desconhecidos.

Nessa fase do Renascimento, houve grande interesse pelas obras gregas clássicas. Autores como Aristóteles, Euclides, Platão e Ptolomeu eram amplamente buscados. Foi nesse período que nasceu a imprensa com a prensa de Gutenberg, barateando a distribuição em larga escala de obras escritas. A cidade de Florença se configurava como polo industrial da época.

A fase de transição do Quatrocento para o Cinquecento foi chamada de “Alta Renascença”. Foi um período importante por compreender eventos de importância mundial como a descoberta da América, a vinda da imprensa através da prensa de Gutenberg e a chegada a reforma religiosa. Na parte da arte, a Alta Renascença foi marcada pelas obras de Da Vinci e a noção de igualdade de importância entre artesãos e cientistas. Outros nomes de destaque foram Michelangelo (como na escultura David) e Rafael (como em seu quadro Madonna).

Cinquento: No cinquento houve o surgimento de uma obra que seria apreciada até os nossos dias: “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. A obra, que tinha ideias absolutistas e defendia um estado sem intervenção da igreja, lançou a famosa frase: “os fins justificam os meios” (referência ao fato de que é lícito fazer coisas, relativamente, condenáveis se a intenção é boa).

Nessa época, Roma tomou o lugar de Florença e se tornou o polo industrial, econômico e artístico. No entanto, em 1527, houve o saque de Roma e o início da atuação dos protestantes contra o papa, em toda a Itália. A decadência do Renascimento italiano se deu por diversos fatores e uma delas foi que a descoberta da América que fez com que grande parte do mercado econômico voltasse suas atenções para lá, tirando grande quantidade de riquezas do velho continente. Além do mais, o movimento da contrarreforma teve grande força na Europa e se contrapunha aos preceitos renascentistas.

Valores Culturais do Renascimento

Antropocentrismo e Humanismo: Significa que nas obras renascentistas se priorizou a preocupação com o homem, mas isso não quer dizer que a religião não ocupasse um grande espaço na vida dos renascentistas, é tanto que várias obras tinham temas religiosos;

O homem Vitruviano de Leonardo da Vinci mostra o ideário humanista.

O juízo final de Michelangelo mostra o espaço da religião na vida dos renascentistas.

Individualismo: Representa a capacidade de alcançar suas metas, seu destino. Na idade média dizia-se que o seu destino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com