TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATD1O Ensino Da Arte No Brasil

Ensaios: ATD1O Ensino Da Arte No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

1. O ensino da arte no Brasil, ainda não segue uma metodologia comum a todos. Muitos trabalham com livre expressão e outros com modelos estereotipados para serem apreciados e reproduzidos.

A metodologia triangular elaborada pela Dra. Ana Mae Barbosa envolve três vertentes: o fazer artístico, a leitura de imagens e a história da arte. No entanto, a prática docente de aulas com a livre expressão e cópia de desenhos, ainda é recorrente e muitos docentes acreditam ser essa a maneira mais adequada para trabalhar com seus alunos e alunas.

A respeito dessas asserções, identifique e justifique a opção correta.

a) As asserções são proposições falsas, e as atividades, a partir da livre expressão e cópias de desenhos é o método mais adequado, para as aulas de artes.

b) As asserções são proposições verdadeiras, pois as aulas de artes são livres e não é necessário um método específico.

c) Para Barbosa (2005) o processo de ensino-aprendizagem em Arte-educação deve ser pensado com objetivo de desenvolver a cognição dos alunos, incentivando a criatividade, a reflexão crítica, preparando os alunos para enfrentarem o mundo. Portanto, deixa-los livres é a melhor resposta.

d) As práticas vinculadas à livre expressão e modelos estereotipados, ainda são recorrentes nas aulas de artes. No entanto, a abordagem triangula amplia as possibilidades aos docentes, a partir do: fazer artístico, da leitura de imagens e da contextualização da arte.

2. O Fórum da ATD 1, solicitou uma atividade artística. Como você elabora essa atividade em sala de aula? Atenção: Não foi solicitado plano de aula. No entanto, quais seriam as ações pedagógicas da atividade mencionada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com