TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA HISTÓRIA DA ARTE PERGUNTAS

Tese: AVALIAÇÃO DA HISTÓRIA DA ARTE PERGUNTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA ARTE

QUESTÕES

1. A arte e a arquitetura egípcia são demonstrações seguras em que se pode visualizar e perceber a rigidez e as buscas daquela civilização acerca da ideia de imortalidade e eternidade. Partindo dessa premissa explique as características formais presentes na arquitetura, na escultura e na pintura egípcia, apontando diretamente as peculiaridades existentes nestas linguagens.

Resposta:Características formais presentes na arquitetura egípcia são: A religiosidade, o sentimento de eternidade, durabilidade e solidez, e também o aspecto misterioso e impenetrável.

Características presentes na Escultura: Os egípcios conseguiam esculpir em pedras uma ilusão de imortalidade, sendo na maioria das vezes um pouco exagerados nas curvas do corpo humano, dando as figuras um ar de força e majestade.

Características presentes na Pintura: Eram representadas por nível de importância, ou seja, eram maiores as pessoas com maior importância no reino, desenhados nesta ordem de grandeza, primeiro vinha o Rei, depois a mulher do Rei, o Sacerdote, o Soldado e o Povo.

2. Podemos afirmar que a arte egípcia é um produto desenvolvido exclusivamente por motivos estéticos? Explique.

Resposta:Não. Porque a arte egípcia era bastante padronizada e não valorizava o desenvolvimento de um estilo técnico. Normalmente, as pinturas e baixos-relevos apresentavam uma mesma representação do corpo, em que a pessoa tinha o tronco colocado de frente e os demais membros eram desenhados de perfil, essa concepção ficou conhecida como Lei da Frontalidade.

3. Partindo das explanações em aula e em material de apoio enviado, descreva a imagem abaixo e aponte as características artísticas desenvolvidas pelos assírios na Mesopotâmia.

Resposta:Suas formas lembram muito uma esfinge, o corpo de um leão ou um touro, asas de águia e a cabeça de um ser humano.

A arte assíria é uma combinação de realismo e mitologia, mesmo em imagens naturalistas, é possível ver símbolos de alguns deuses.

4. Especifique as diferenças entre a Arte produzida pelos homens do período Paleolítico e Neolítico, evidenciando as características que determinam estas diferenças. Lançar olhar sobre Lascaux (França) e Altamira (Espanha).

Resposta: No período Paleolítico os homens tinham pequenos bandos, caçavam, pescavam e colhiam frutos. Criavam ferramentas com ossos ou pedra lascada e moravam em cavernas. Eles tinham as esculturas puras (entalhes de animais e figuras femininas) e as pinturas rupestres (representada nas paredes, as mais famosas encontram-se na Caverna de Altamira na Espanha, e Lascaux na França).

No período Neolítico ocorre a inovação de tudo. Surgem povoados que dão os primeiros passos na agricultura, a população cresce, o trabalho e o poder organizado são divididos com chefes de autoridades, os homens começam a domesticar os animais. Os vestígios mais antigos do neolítico foram encontrados na mesopotâmia e Síria.

As pinturas de Altamira foram descobertas em 1879, o realismo de suas cenas provocou um debate entorno de sua autenticidade, até chegarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com