TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academicismo Brasileiro - Pinacoteca Do Estado

Artigos Científicos: Academicismo Brasileiro - Pinacoteca Do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

Academicismo Brasileiro

O academicismo se refere a todo o sistema de arte institucionalizado no país, teve como influências as academias de arte da Europa, é um método de ensino artístico profissionalizante de nível superior, equivalente ao ensino universitário moderno. No Brasil, foi introduzido no período de vigência do neoclassicismo, possuía laços com o poder político da época, deixou heranças que sobreviveram às transformações provocadas pelo modernismo.

Acervo da Pinacoteca do Estado

Identificação da obra

Nome: Estudo para libertação dos escravos

Autor: Pedro Américo

Técnica: Óleo sobre tela

Dimensões: 138,5x199cm

Data: 1889

Descrição da Obra: Na obra há um grupo de escravos ao centro, ajoelhados diante de uma figura representando a liberdade, há também a representação da Princesa Isabel, da música e do amor por outras figuras, é possível identificar as cores: azul, verde, vermelho, branco, marrom, laranja.

Análise da Obra: Na obra é representada a comemoração das leis, como as que libertavam os novos descendentes de escravos e os com mais de 60 anos. É possível concluir que a obra reflete sobre o período de transição entre Império e República.

Exposição: Projeto Octógono Arte Contemporânea

Identificação da obra

Nome: Casamata

Autor: Laerte Ramos

Técnica: Técnicas tradicionais sobre o prisma, materiais como o barro, mármore e cerâmica

Data: 1978

Descrição da Obra: Na obra o artista cria uma série de modelos de moradas a partir da junção de formas geométricas simples como esferas e cubos. São mais de 100 Casamatas no Octógono, interagem com o espaço banhado de luz, no qual as paredes exibem a alvenaria de tijolos. As cores são: principalmente branco, e verde.

Análise da Obra: O artista faz um paralelo dessas pequenas construções com as habitações que os pássaros conhecidos como João-de-barro constroem. O significado da obra é o de uma construção baixa, um abrigo fortificado, às vezes blindado, e tem como finalidade instalar armas, estocar munição ou alojar pessoas. Escolhi essa obra porque achei interessante a forma como as pequenas casas foram penduradas, e junto com as luzes a obra se tornou mais atrativa.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »