TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda 21

Dissertações: Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

Engenharia de Controle e Automação

Ana Paula Barbosa dos Reis; RA: 8471246973

Everton Menezes Dias; RA: 8643233395

Francis de Carvalho Dias; RA: 8672293130

Júlio Carlos de Oliveira; RA: 8601262086

Paula Messias Nascimento; RA: 8645265461

Vagner de Oliveira Scomparin; RA: 8061782814

Atividade Prática Supervisionada

Álgebra Linear

Atividade Prática Supervisionada apresentado a Faculdade Anhanguera Jacareí-SP, Campus II como parte dos requisitos da Disciplina de Administração ministrada no primeiro semestre do curso Engenharia de Controle e Automação.

Orientador (a): Prof. Anderson.

Jacareí – SP

2014

Índice

1.INTRODUÇÃO

1.1. Vantagens da Freudenberg.

1.2. Desvantagens da Freudenberg.

2.CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES.

3.MAPEAMENTO

3.1. Cultural de organização.

3.2. Desenhos organizacional.

3.2.1. Planilha de funcionário.

3.2.2. Planilhas dos produtos preparados no Setor.

3.2.3. Planilhas de preços dos produtos por M².

Introdução

Neste trabalho demonstraremos por meios de informações obtidas em pesquisa a aplicação de Matrizes no controle de produtividade de uma empresa do ramo têxtil que se localiza na Av. Presidente Humberto Alencar Castelo Branco, 2735 - Rio Abaixo, Jacareí - SP, 12321-150 chamada Freudenberg Não Tecidos.

Sabendo que são vários departamentos vamos calcular lucro, gastos com funcionários e despesas só do departamento dos Higiênicos.

1.INTRODUÇÃO

1.1. Vantagens da Freudenberg.

A Freudenberg mantém laços comerciais com clientes e fornecedores no Brasil há mais de 150 anos. Como a Freudenberg começou como um curtume, as relações comerciais no início da história da empresa foram estabelecidas por meio da compra de peles e do comércio de couro. Depois que a Freudenberg cresceu e se tornou um dos mais importantes produtores de tecnologia de vedação, a empresa começou a operar uma unidade de produção de selos em São Paulo.

Atualmente, sete empresas atuam no Brasil, localizadas em todas as regiões do país. Há 1.200 colaboradores dedicados a encontrar aplicações inovadoras e apoiar o sucesso dos clientes na indústria automotiva, bem como nos setores têxtil, de higiene, petróleo e gás, construção civil e montagem de máquinas. Um programa de investimentos de

R$ 100 milhões está em andamento para reforçar as capacidades de produção e nos permitir oferecer alta qualidade em produção, serviços e produtos.

Lar e Têxtil

Nossos produtos e soluções de alta qualidade fazem uma diferença real em muitas áreas da vida cotidiana – tanto no lar, como nas indústrias têxteis e de vestuário. Os produtos inovadores da Freudenberg para uso doméstico podem ser encontrados em quase todos os lares e em muitas empresas especializadas em limpeza profissional. A Freudenberg também fornece para a indústria de vestuário em todo o mundo.

Produtos Domésticos

Os produtos Freudenberg são encontrados em muitos aparelhos de uso doméstico, desde a escova de dente elétrica e produtos limpeza, até em cortadores de grama.

1.2. Desvantagens da Freudenberg.

Pontos fracos e ameaças

Pontos fracos:

- pequenas e médias empresas com pouca capacidade de investimento;

- maior dificuldade em aceder ao crédito;

- baixa atratividade da indústria têxtil para os jovens licenciados;

- declínio da produção das fibras naturais e sintéticas na UE, tornando difícil a inovação com as poucas gamas de fibras disponíveis e um risco crescente de dependência das importações;

- de momento os têxteis técnicos são pouco suscetíveis de ser reciclados quando comparados com os materiais tradicionais;

- indústria de consumo intensivo de energia;

- especialização em mercados de aplicação com um elevado grau de maturação, como o Mobiltech (com a situação crítica da indústria de fabrico de automóveis da UE) ou o Hometech, nomeadamente para tapetes, tecidos para estofos e colchões.

Ameaças:

- escassez de matérias-primas e aumento dos preços (designadamente fibras sintéticas, regeneradas ou inorgânicas, polímeros, fios fiados e fios contínuos);

- aumento dos custos energéticos (gás e eletricidade) na UE o que poderia resultar numa deslocalização para os Estados Unidos da América ou Ásia das fábricas cuja produção mais consome energia (fibras sintéticas, não tecidos, tintureiros, acabadores, etc.);

- concorrência crescente dos países emergentes e agravamento das barreiras de acesso ao mercado desses países. Em 2010, a Ásia já era a principal região produtora em tonelagem, tendo multiplicado por 2,6 o seu valor de produção;

- crescente pressão sobre os preços, particularmente nos mercados com um elevado grau de maturação;

- risco crescente de contrafação e cópia.

2. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES.

2.1 O setor dos têxteis técnicos, que registou uma evolução económica e social positiva na UE, constitui um exemplo de um «setor tradicional» capaz de «se reinventar» num novo modelo empresarial plenamente adaptado às necessidades da nova revolução industrial (mais inteligente, inclusivo e sustentável).

2.2 Os materiais e tecnologias têxteis constituem inovações fundamentais suscetíveis de dar resposta a um conjunto variado de desafios societais. Os têxteis técnicos desempenham um papel facilitador para outras indústrias, na medida em que propõem e oferecem:

- materiais alternativos: leves, flexíveis, macios, (multi)funcionais e duráveis;

- novas tecnologias: flexíveis, contínuas e polivalentes;

- componentes funcionais: partes de sistemas e soluções tecnológicas mais viáveis, multifuncionais, rentáveis e conviviais.

2.3 O Comité Económico e Social Europeu chama a atenção da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu para os fatores críticos de sucesso que devem ser estimulados, a fim de fomentar o crescimento deste prometedor setor:

- pôr em prática, a nível nacional e da UE, mecanismos simples e eficazes de incentivo e de financiamento à inovação tecnológica e não tecnológica;

- apoiar todos os esforços que permitam à força de trabalho melhorar as suas qualificações e adaptar as suas competências às necessidades dos mercados em expansão (saúde, construção, transportes, cosméticos, etc.);

- integrar uma componente têxtil nos programas relevantes da UE em matéria de I&D, a fim de fomentar a substituição de materiais tradicionais, como o aço e o cimento, por materiais têxteis mais sustentáveis e reforçar a investigação no domínio da reciclagem destes materiais, bem como da «economia do CO2» (CO2 enquanto recurso), que é uma área em plena expansão;

- ter em conta o efeito de aumentos do custo da energia em empresas de consumo intensivo de energia na UE, por exemplo, na indústria transformadora de não tecidos e compósitos;

- ajudar a indústria a levar a cabo avaliações do ciclo de vida para demonstrar a sustentabilidade ambiental dos produtos.

3.MAPEAMENTO

3.1. Cultura Organizacional.

Nossos Princípios grupo Freudenberg

Valor para os Clientes

Comprometemo-nos a antecipar, compreender e atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Como fornecedor criterioso, atentando para os mínimos detalhes, oferecemos o apoio indispensável, contribuindo para o sucesso de nossos clientes. Agregamos valor superior por meio de nosso compromisso com a qualidade, serviço e confiabilidade, apoiado por nossa presença global.

Inovação

Como empresa multinacional de origem alemã, competindo nos mercados globais, a nossa consolidada tradição de inovação e renovação beneficia os nossos clientes.

A inovação constante em tudo o que fazemos é fundamental para o nosso sucesso financeiro de longo prazo. Somos líderes no aperfeiçoamento continuo e a nossa cultura encoraja e premia a criatividade e a iniciativa oriundas de todos os nossos colaboradores.

Liderança

O espírito empreendedor é a nossa herança cultural e a base de nosso sucesso. Damos continuidade a essa tradição por meio da delegação de responsabilidades, liberdade de ação e comprometimento pessoal. Acreditamos na liderança sólida baseada em exemplos pessoais, modéstia, confiando nas pessoas e promovendo o espírito de equipe. Comprometemo-nos com o desenvolvimento dos futuros líderes do Grupo Freudenberg para preservar este estilo de atuação.

Pessoas

Como empresa familiar, dedicamo-nos ao bem-estar e ao desenvolvimento pessoal de nossos colaboradores. Rejeitamos todas as formas de discriminação e assédio e demonstramos respeito e compreensão em todas as relações interpessoais.

Promovemos um ambiente multicultural, onde colaboradores possam trabalhar conjuntamente em equipes globais, para enriquecer a nossa cultura e capacidade.

Acreditamos no valor de relacionamentos duradouros com clientes, fornecedores e parceiros industriais.

Responsabilidade

Nossa empresa e seus acionistas familiares comprometem-se, juntos, a proteger o meio ambiente e a agir como cidadãos responsáveis em todos os países e comunidades onde operamos. Tomamos todas as precauções possíveis para garantir a segurança do local de trabalho e dos nossos produtos.

Como empresa familiar, empenhamo-nos em alcançar os mais elevados padrões de comportamento pessoal. Integridade e justiça orientam a nossa conduta na empresa, com nossos parceiros comerciais e com o público em geral.

Orientação para o Longo Prazo

Após mais de 160 anos, o Grupo Freudenberg é e permanecerá sendo um empreendimento de controle totalmente familiar. Acreditamos firmemente que a nossa orientação para o longo prazo é força importante que beneficia nossos clientes e parceiros.

Uma vez que não temos aversão a assumir riscos razoáveis, a prudência financeira e a solidez continuarão a definir a abrangência e a velocidade de nosso desenvolvimento estratégico.

O Grupo Freudenberg tem uma longa e bem-sucedida tradição de cooperação, alianças e parcerias globais, que nos possibilita servir melhor os nossos clientes e fortalecer a nossa posição competitiva.

3.1.1 Missão.

Como empresa inovadora e orientada na qualidade, seremos o parceiro global preferido de nossos clientes para aplicações técnicas exigentes. Estaremos intensamente orientados aos clientes e ofereceremos produtos e serviços que proporcionem o melhor valor para eles.

3.1.1 Visões.

Trabalhar junto aos nossos clientes para satisfazer melhor as suas necessidades e a dos consumidores finais, com produtos altamente funcionais e soluções sob medida, baseando-nos em nossa orgulhosa herança na fabricação de não tecidos.

3.2. Desenhos organizacional.

Organograma da empresa.

3.2.1. Planilha de funcionário.

3.2.2. Planilhas dos produtos preparados no Setor HIGIÊNICOS.

3.2.3. Planilhas de preços dos produtos por M².

Com estas informações pode-se ter ideia dos custos diários com funcionários. Para calcularmos usaremos matriz linha e matriz coluna. Para saber quanto cada funcionário ganha por dia.

Assim basta calcular o valor do dia trabalhado, pela quantidade de horas e depois multiplicar pelos 28,375 dias uteis do mês incluindo a DSR.

Assim somando temos um gasto salarial mensal com os funcionários de R$187525,00.

Na matriz seguinte calcularemos o lucro semanal da produção de não-tecidos. Utilizando o mesmo processo de matriz linha e matriz coluna.

Agora com as informações que obtivemos dos valores de custo semanal da produção. Queremos saber o custo mensal da produção, calcularemos o ganho semanal multiplicado pelas 4 semanas do mês. E depois somaremos para saber o lucro bruto da empresa da Freudenberg.

Total produzido no mês de cada artigo.

Gastos diário de produção:

Total gastos produzido na semana de cada artigo.

Assim podemos analisar com muita facilidade os custos, subtraindo o lucro com os gastos.

Bruto

Bruto total mês:

Gastos

Gastos total para produção de cada artigo durante o mês:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

¨htpp://intranet.freudenberg.com.br¨

...

Baixar como  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »