TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Comparativa Entre Cidadão Kane E Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembrança

Casos: Analise Comparativa Entre Cidadão Kane E Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembrança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Análise comparativa

O que poderia de haver em comum entre estes espetaculares filmes?

Inicialmente, Cidadão Kane (1941) é um eterno clássico. Já o filme Brilho eterno de uma mente sem lembrança (2004) pode ser considerado um clássico contemporâneo. Com essa qualidade de ‘clássico’ pode-se traçar um paralelo entre estes dois filmes e notar em que aspectos eles se assemelham.

Como característica principal está o roteiro. Em Brilho eterno de uma mente sem lembrança, o roteirista Charlie Kaufman traça um tipo de lógica anticonvencional, única e específica com um labirinto narrativo. Cidadão Kane com o roteiro de Herman J. Mankiewicz/ Orson Welles (também diretor do filme) inovou através das técnicas de narração, principalmente ao que se refere à cronologia dos fatos no filme.

Esta, então, se torna a principal semelhança entre os filmes Cidadão Kane e Brilho eterno de uma mente sem lembrança, a não linearidade dos roteiros.

Um roteiro não linear é aquele que não segue uma ordem na narrativa. Os eventos são mostrados fora de uma ordem cronológica.

Primeiramente, começa com uma cena introdutória. No caso de Cidadão Kane, a morte de Charles Foster Kane e alguns eventos decorrentes. Essa se torna a base do desencadeamento da história do filme: as razões que o levaram até ali, a solidão e a enigmática palavra: rosebud. Em Brilho eterno de uma mente sem lembrança, a história começa a ser contada com um dito “dia comum” de Joel que num ímpeto resolve mudar sua rotina normal. Assim, conhece uma nova garota e assim começam a conversar e a se envolverem, até uma estranha conexão os abalar.

Em ambos os filmes estes eventos delimitam o seu entendimento. Pode-se dizer que os filmes começaram pelo seu final.

Outra característica que assemelha os dois filmes é a presença dos flashbacks. Flashbacks são interrupções na sequência narrativa com a inserção de fatos e eventos ocorridos anteriormente. Em Cidadão Kane, a história de Charles Kane é relembrada inúmeras vezes por causa da investigação dos jornalistas sobre sua vida com a intenção de descobrir o que significa rosebud (sua última palavra dita antes de morrer). Assim, através de relatos de seus amigos e velhos colegas a vida de Kane é contada desde sua infância até seus últimos dias. Já em Brilho eterno de uma mente sem lembrança os flashbacks ocorrem de maneira um pouco diferente. Quando Joel decide realizar um tratamento experimental para esquecer sua amada Clementine há um verdadeiro retorno às lembranças. Ele volta em sua mente em todos os momentos que viveram juntos e no decorrer da história à outras memórias de sua vida.

Em ambos os filmes os flashbacks são intercalados por outros eventos, como conversas entre os jornalistas e discussões acerca da palavra rosebud (Cidadão Kane) e o desenvolvimento da história paralela dos responsáveis pelo tratamento mental de Joel que acabam por participar, inicialmente indiretamente e logo depois diretamente, dos acontecimentos de sua vida (Brilho eterno de uma mente sem lembrança).

No final destes filmes há uma finalização dos flashbacks (em Kane com os últimos acontecimentos de sua vida e em Brilho eterno com apagamento da última lembrança de Joel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com