TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Comparativa Entre Filme E Obra Literaria

Monografias: Analises Comparativa Entre Filme E Obra Literaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2013  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

O desafio de ensinar uma língua estrangeira como disciplina curricular implica a elaboração de atividades que aliem o estudo do idioma ao acesso a manifestações culturais de outros povos. Sendo assim, necessário se faz propor uma aprendizagem da língua espanhola relacionada a outras aprendizagens, visando a uma formação mais ampla que contribua para preparar o estudante para o exercício pleno da cidadania.

Tendo em vista sua obrigatoriedade no Ensino Médio, por ser uma língua amparada por lei, por sua importância cada vez maior no mundo e pela riqueza de sua expressão cultural e literária tem-se a necessidade de conhecer este idioma a fim de favorecer sua inserção no mundo do trabalho, no enriquecimento acadêmico e na ampliação de horizontes culturais. Deve-se considerar também o papel do espanhol, cuja importância cresce em função do aumento das trocas econômicas entre as nações que integram o Mercado das Nações do Cone Sul (Mercosul). Este é um fenômeno típico da história recente do Brasil, que, apesar da proximidade geográfica com países de fala espanhola, se mantinha impermeável à penetração do espanhol.

Sabe-se que fatores históricos e relevantes determinam o papel hegemônico de uma língua, como é o caso típico do inglês, em função do poder e da influencia da economia americana. Esta influencia cresceu ao longo dos séculos, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial e atingiu seu apogeu na sociedade globalizada. E, levando em conta que muitos alunos vêem a língua espanhola inacessível e desconectada da realidade. A reflexão sobre esta realidade despertou a necessidade de ampliar o conhecimento teórico sobre o processo de aprendizagem de uma segunda língua e também de buscar diferentes alternativas que viessem a contribuir com a construção de uma atitude mais positiva e conseqüentemente mais produtiva dos alunos nas aulas de Língua Espanhola, visto que a inserção da mesma no currículo do Ensino Médio é real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com