TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Livro

Artigos Científicos: Analise Do Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 6

No livro do 9 ano das autoras Gretta Marchetti, Heidi Strecker e Mirella L. Cletto “Português: para viver juntos”, o conteúdo Concordância Nominal é introduzido com um pequeno exercício baseado num trecho de uma reportagem jornalística: “TRADIÇOES EUROPÉIAS E INDIGENAS SE MISTURAM NESSAS DIVERTIDAS COMEMORAÇÕES”. Primeiramente pergunta-se sobre quais palavras associam-se os substantivos tradições e comemorações. O objetivo é utilizar os conhecimentos prévios do aluno e leva-lo a perceber que existem certas palavras que concordam em numero e gênero com substantivo. Palavras estas que são: européias e indígenas ligadas a tradições e essas(contraídas com a preposição em) e divertidas ligadas a comemorações. Então pergunta-se a que classe morfológica pertencem estas palavras, levando o aluno a perceber a existência de pronomes(essas) e adjetivos(européias, indígenas e divertidas) induzindo a conclusão de que o adjetivo e o pronome comporta-se de forma unânime em relação ao substantivo, concordando em numero e gênero com o mesmo. No fechamento deste exercício,chamado de ‘‘Reflexão Linguistica” é pedido então que se reescreva a frase substituindo-se o substantivo tradições por costumes. Então o aluno poderá perceber que a mudança do substantivo e do gênero masculino acarretará na mudança dos adjetivos e pronomes também no que tange ao gênero.

Para fechar esta reflexão é transcrita a regra geral da gramática normativa sobre concordância nominal de que “ no português padrão:artigos, numerais, pronomes e adjetivos devem ter o mesmo numero e grau do substantivo ao qual se referem”. Este aspecto é enfatizado como importante a ser apreendido e como regra que demonstra o verdadeiro sentido deste conteúdo.

Posteriormente são apresentadas uma series de regras ditas “especiais” como exceções a regra geral. Casos explanados como isolados que podem acontecer. A primeira regra demonstra o caso de adjetivos com o substantivo, de quando ele vem anteposto, posposto e se referindo a gêneros diferentes, mostrando em apenas dois exemplos que “o adjetivo concorda em gênero e numero com o substantivo mais próximo ou com o conjunto de substantivo mais próximo ou com o conjunto dos substantivos aos quais se refere”. Depois sobre as palavras: bastante, meio, muito e mesmo se empregadas como adjetivo devem concordar com o substantivo referente. São demonstrados exemplos como: “Pagará meia mensalidade. Já as palavras “Obrigado e Obrigada” é instituída a regra de que devem concordar com o autor do agradecimento. Continuando a sessão para as expressões: é bom, é necessário, é proibido mostra-se que deve concordar com o predicativo se anteposto ao sujeito vier um determinante, o exemplo dado é : “É proibida a permanência nas rampas de acesso/ É proibido permanência nas rampas de acesso”. Como 5 regra apresenta-se a palavra menos como invariável em qualquer situação, depois para as palavras “anexo e incluso”mostra-se que concordam em gênero e numero com o substantivo. Para finalizar os casos especiais abordados, a palavra “quite” mostra-se com invariável de acordo apenas com o numero do substantivo. O exemplo final é: “Não havia mais dividas entre eles: os sócios estavam quites”. Na mesma parte, é apresentado um anexo explicando a variação de adjetivos compostos que indicam cor como invariantes: “Calças rosa-escuro”.

Depois de apresentadas as regras especiais é proposta uma lista de exercício com 03 questões, agora chamada de “reflexão lingüística: na pratica”. A primeira questão traz uma mescla de linguagem verbal e não-verbal no Cartum, exigindo do aluno conhecimentos prévios e interpretação. Na imagem, o dono do cão vê a placa: “Cobramos por objetos quebrados” e diz para o animal “Proibida a entrada de cães”, provavelmente objetivando que o cão não entrasse na loja, quebrasse algum objeto e ele tivesse que pagar. A primeira pergunta indaga qual seria a possível razão do dono não reproduzir fielmente a mensagem. Depois pergunta-se qual verbo está subentendido na oração: “Proibida a entrada de cães”, levando a constatar que se trata do verbo ser na 3 p do singular(é). A questão final propõe reformular esta frase seguindo a norma padrão, as possíveis respostas serão: “Proibido entrada de cães/ “Proibida a entrada de cães” comprovando que a expressão “é proibido” concordará com o sujeito se o mesmo apresentar um determinante, confirmando a regra especial explanada anteriormente.

A segunda questão, retira a manchete publicada em um jornal enfatizando a frase; “ INDEFINIDO, FOME ZERO SAI HOJE DO PAPEL”. A s perguntas feitas sobre esta manchete enfatizam a existência de uma concordância implícita com o substantivo masculino “programa” relacionado ao adjetivo “indefinido”.

A terceira questão retoma a linguagem mista com uma tirinha enfatizando-se na frase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com