TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise livro didático feltre

Por:   •  16/10/2016  •  Resenha  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  1.771 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO:

Química Geral - Volume 2

 Autor: Ricardo Feltre

Guanambi – BA

Junho de 2011


Firmo Malheiros Neto

Iago Maciel da Silva

Atividade desenvolvida como requisito avaliativo da disciplina Prática Pedagógica II, Semestre III do Curso Licenciatura em Química na turma 2010.1, sob a orientação da professora MSc. Francineide Pereira de Jesus.

Guanambi – BA

Junho de 2011


  • VISÃO GERAL

A obra expressa uma abordagem contextual que envolve uma dimensão discursiva da aprendizagem dos conceitos fundamentais da Química, pois apresenta uma estrutura de organização dos capítulos pautada numa seqüência de textos, atividades, exercícios, figuras e experimentos.

Traz uma metodologia com intenção de proporcionar maior articulação da Química com outras ciências como a Matemática, a Física e a Biologia bem como os avanços tecnológicos que perpassam o desenvolvimento dos saberes científicos. Diferente de outras obras do mesmo ramo, nesse livro o autor não traz ênfase na memorização, mas propõe a reflexão e o desenvolvimento da capacidade crítica do leitor.

O ponto forte dessa obra é a forma como é disposto o conteúdo. De maneira simples e objetiva (com linguagem de fácil compreensão), os capítulos da obra  foram divididos em tópicos que visam tornar a exposição teórica gradual e didática, intercalada com figuras e um conjunto significativo de exercícios que abordam os conteúdos desenvolvidos e promovem reflexões, sem muito aprofundamento.

  • DESCRIÇÃO

A obra é apresentada em três volumes, trabalhando com a Química Geral e Inorgânica no volume 1, Físico-Química no volume 2 e Química Orgânica do volume 3. A obra analisada é o volume 2 que é composto por 10 capítulos, num total de 417 páginas. Ao início de cada capítulo, o autor traz um breve texto, com uma foto de algum fenômeno, elemento ou situação que ilustre e faça relação com os conceitos socioambientais apresentados no conteúdo. Logo em seguida, inicia-se o capítulo com um tópico principal seguido de tópicos secundários sempre iniciados por uma introdução que procura transmitir uma idéia superficial do assunto que será abordado, sempre com ilustrações e palavras-chave em negrito ao longo do texto. No desenrolar do conteúdo, são apresentados pequenos boxes horizontais com fundo destacado em verde claro, onde traz postulados e conceitos científicos em forma de frases ou pequenos parágrafos.

Ao final de cada capítulo é sempre possível encontrar um texto (seção Leitura) que traz curiosidades que buscam contextualizar o conteúdo com elementos comuns ao cotidiano, os quais sempre vêm com dados científicos e números, tendo palavras e expressões-chaves destacadas em negrito. Logo após essa breve seção, temos o início do bloco de exercícios divididos em duas partes: a primeira parte recebe o nome de Revisão com abordagem essencialmente conceitual e a segunda traz os exercícios, onde muitos são de universidades conhecidas e conceituadas no meio acadêmico. Alguns capítulos trazem atividades experimentais e questões de vestibulares e outros processos seletivos.

A organização da obra e a distribuição dos conteúdos seguem a ordem dos capítulos exposta a seguir:

Capítulo 1 – Soluções

Tópicos principais: Dispersões, soluções, concentração das soluções, diluição das soluções, mistura das soluções, análise volumétrica ou volumetria.

Capítulo 2 – Propriedades coligativas

Tópicos principais: A evaporação dos líquidos puros; a ebulição dos líquidos puros; o congelamento de líquidos puros; a lei de Raoult; osmometria e as propriedades coligativas nas soluções iônicas.

Capítulo 3 – Termoquímica

Tópicos principais: A energia e as transformações da matéria; porque as reações químicas liberam ou absorvem calor?; fatores que influem nas entalpias (ou calores) das reações; equação termoquímica; casos particulares das entalpias (ou calores) das reações e lei de Hess.

Capítulo 4 – Cinética química

Tópicos principais: Velocidade das reações químicas; como as reações ocorrem?; o efeito sobre as várias formas de energia sobre a velocidade das reações químicas; o efeito da luz na velocidade das reações; o efeito da concentração dos reagentes na velocidade das reações química e o efeito dos catalisadores nas velocidades das reações químicas.

Capítulo 5 – Equilíbrios químicos homogêneos

Tópicos principais: Estudo geral dos equilíbrios químicos e deslocamento do equilíbrio.

Capítulo 6 – Equilíbrios iônicos em soluções aquosas

Tópicos principais: Equilíbrios iônicos em geral; equilíbrio iônico na água; pH e pOH; os conceitos de pH e pOH; a medida do pH na prática; solução-tampão e hidrólise de sais.

 Capítulo 7 – Equilíbrios heterogêneos

Tópicos principais: Introdução; aplicação da lei da ação das massas aos equilíbrios heterogêneos; deslocamento do equilíbrio heterogêneo e produto de solubilidade.

Capítulo 8 – Eletroquímica – oxi-redução e pilhas elétricas

Tópicos principais: Introdução; reações de oxi-redução; o acerto dos coeficientes ou balanceamento das equações de oxi-redução; a pilha de Daniell; a força eletromotriz (fem) das pilhas; eletrodo-padrão de hidrogênio; tabela dos potenciais-padrão de eletrodo; calculo da força eletromotriz (fem) das pilhas; previsão da espontaneidade das reações de oxi-redução; as pilhas em nosso cotidiano; pilha ou célula de combustível; corrosão e as reações de oxi-redução e os fenômenos biológicos.

Capítulo 9 – Eletroquímica – eletrólise

Tópicos principais: Introdução; eletrólise ígnea; eletrólise em solução aquosa com eletrodos inertes; prioridade de descarga de íons; eletrólise em solução aquosa com eletrodos ativos (ou reativos); comparando o funcionamento das pilhas com a eletrólise; explicações da eletrólise e a estequiometria das pilhas e da eletrólise.

Capítulo 10 – Reações nucleares

Tópicos principais: O início da era nuclear /  A descoberta da radioatividade; os efeitos das emissões radioativas; recordando alguns conceitos sobre estrutura atômica; a natureza das radiações e suas leis; cinética das desintegrações radioativas; famílias radioativas naturais; reações artificiais de transmutação; fissão nuclear; fusão nuclear; aplicação das reações nucleares e perigos e acidentes nucleares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com