TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Livro Didático

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE 3 - LIVRO DIDÁTICO

RESUMO

Trabalho de Prática Pedagógica referente à segunda etapa do Curso de Pedagogia, Universidade de Uberaba, que nos proporciona pesquisar e aprender mais da docência. Essa atual etapa propõe pesquisar e fazer entrevistas sobre a importância de escolher bem o livro didático, que é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, afinal de contas hoje na maioria das escolas o livro é o principal material impresso e muitas vezes única fonte de informação e local de pesquisa.

Através desse trabalho será possível pesquisar e entrevistar um docente a cerca dessa tarefa de escolher o Livro Didático, saber quais critérios são utilizados, quais qualidades deve ter um livro, como deve ser organizado, como deve ser para que seja adequado e que tem sim livros inadequados, o que faz a análise do livro ser mais criteriosa e importante.

DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi feita com base nas orientações dadas no componente Prática Pedagógica, visando pesquisar opiniões de docentes sobre a importância e os critérios usados para escolher o Livro Didático. A docente entrevistada foi a professora Helena Morais da Silva, Licenciada em Ciências Biológicas, que leciona no Ensino Médio.

A entrevistada desde o início demonstrou que a análise do livro é importantíssima, deve utilizar vários critérios e deve ser minuciosa, para melhor aproveitamento das aulas, para que o ensino seja transmitido de forma correta e para que aluno tenha prazer em estudar e buscar mais conhecimentos.

Segundo a entrevistada o livro didático é uma ferramenta muito importante para o processo ensino- aprendizagem, sendo um suporte pedagógico para direcionar o ensino e auxiliar na sala de aula, e ressalta a importância de saber fazer uma boa escolha, pois o livro deve conter um ensino coerente para a faixa etária, ortografia correta e deve ser estimulante, com exercícios adequados, para a idade, possuindo uma linguagem clara e precisa.

A entrevistada lembra ainda que em muitas escolas existem livros antigos e desatualizados e por isso o professor deve buscar se atualizar para saber identificar, e distinguir informações atuais e corretas das antigas, desatualizadas. Algumas informações continuam, mas muitas mudam com o passar do tempo.

Como bem disse a entrevistada, o livro é de estrema importância, auxiliando no processo de ensino, dando suporte ao professor e aluno, portanto deve ser adequado, atualizado, atendendo as necessidades da escola, proporcionando um melhor ensino.

Sobre os critérios para escolha do livro didático a entrevistada disse que essa é uma etapa fundamental, talvez a mais importante, por isso é preciso ter um olhar crítico, para analisar bem o material a ser utilizado, analisando a qualidade física do material e principalmente qualidade do conteúdo, se tem coerência, ensino correto, atividades e exercícios adequados para os alunos, se é estimulante, se o livro é bem organizado, com imagens nítidas, e destaca que esses critérios devem ser estabelecidos pela escola, pelos professores ou preferencialmente por ambos, pensando sempre na produtividade e na qualidade do ensino. O livro deve levar o aluno a uma reflexão, a uma curiosidade, ao interesse de buscar cada vez mais informação e para isso o livro deve ter uma linguagem clara para o aluno entender o que ler, os conteúdos devem ter relação com o cotidiano vivido para maior assimilação e interesse por parte dos alunos.

O Livro é uma ferramenta importante, que auxilia muito o ensino, mas é importante lembrar sempre que ele é um das muitas ferramentas, e o ensino não pode se limitar só em estudar o livro, e sobre isso a entrevistada disse que é preciso ir além, explorar outras ferramentas da educação, não entrar no comodismo, usar os métodos para estimular os alunos, afinal existem várias formas de ensinar, o livro deve ser usado unido a outros métodos como aulas práticas, pesquisas, passeios, brincadeiras, que também contribuem para o ensino, tanto quanto o livro didático, e unidos ao livro, se tornam mais eficientes, é preciso ter criatividade.

Os livros precisam ser todo analisado antes que sejam distribuídos aos alunos e durante a entrevista a professora explica que um ensino errado, ou um ensino que não seja para a faixa etária adequada pode prejudicar muito a formação dos alunos, suas idéias, seus conceitos, pois para o aluno tudo o que está escrito ali no material didático está certo, muitas vezes não são críticos o suficiente para entender que em livros também existem erros e por isso cabe ao professor e escola analisar e definir qual melhor material para ser usado. Ressalta ainda que os conteúdos devem ser adequado a realidade vivida pelos alunos, devem ser adequados a infra-estrutura da escola e a organização dos conteúdos deve ser clara, dinâmica, bem abordados, pois não adianta abordar e propor atividades que os alunos não tenham possibilidade de desenvolver, é preciso propor atividades que os alunos possam desenvolver, que os alunos entendam, que possa causar curiosidade e vontade de realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com