TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia De Antes da Verdade Até a Pós-Verdade

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

DANIEL ARTUR ENGEL

8107577

 

De antes da verdade até a pós-verdade

[pic 3]

CHAPECÓ

2020

De antes da verdade até a pós-verdade

Entre a Idade Média (do século V até o XV), e a era contemporânea, tivemos a transição de capitalismo mercantil e feudal (idade média) para capitalismo industrial (idade moderna), e posteriormente o capitalismo de serviços e especulativo (era contemporânea). Necessariamente, o avanço tecnológico e a transformação no campo humano acompanharam essas fases todas. Então saímos de uma era de economia feudal, na Idade Média, com trocas de produtos e mercadorias, sendo a base do trabalho agrícola, para a era industrial, manufatureira, de produção em larga escala, na segunda metade do século XVIII, onde os trabalhadores deixam o campo e passam a viver nas cidades. A tecnologia industrial mudou as condições de vida das pessoas e começou a impulsionar o consumo, disponibilizando um grande número de produtos no mercado. Toda a relação humana é alterada, leis, regras de conduta, direitos, deveres, a organização social como um todo é transformada a partir da urbanização, industrialização e do consumo. Mas, além de tudo isso, outro conceito ganha muito mais importância desde seu “renascimento”, ainda no século XV, o conceito de verdade.

Antes do século XV, quando a ciência começa a se estabelecer com as ideias de Copérnico, Galileu Galilei e Kepler, o conceito de verdade era ou mitológico, ou seja, a crença de que os deuses criam, fazem, produzem, controlam, ou através de observações, como faziam os filósofos gregos. É através dos pensadores europeus, principalmente, a partir da segunda metade do século XV, que a verdade começa ser testada, comprovada, medida. Os primeiros laboratórios surgem nessa época e pouco depois, no século XVI, René Descartes, pensador francês, cria o Método Científico. O método, usado até hoje, dá credibilidade e assertividade para os estudos em variados campos do saber, principalmente o matemático. O avanço científico, novas teorias, a busca pela verdade metódica como um norte para o crescimento e o desenvolvimento tecnológico, fazem da modernidade, um dínamo de produtividade e crescimento.  

Já na contemporaneidade, que se inicia ainda no século XVIII, a produção em massa, a urbanização e o consumo, são ampliados. A ciência é uma espécie de “Deus” que nos salvará de todos os males, nos trará felicidade e prosperidade eternas. Porém, com a primeira e, principalmente a segunda guerra mundial, as pessoas começam a questionar as certezas, as ideias racionais, o rumo que o mundo está traçando.  Logo após a segunda metade do século XX, o conceito de pós-modernidade aflora. A Pós-modernidade é um sentimento de incertezas, inseguranças, desestabilidade, despego, dúvidas e inconstância. É também um ponto de interrogação em relação ao valor do tão enaltecido progresso de antes. Nesse ponto, a verdade científica começa a ser questionada, como se todos se perguntassem “porque toda essa ciência? Onde ela vai nos levar?”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com