TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Obra "Os Semeadores" de Diego Riviera

Por:   •  25/3/2020  •  Tese  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DA OBRA “OS SEMEADORES” DE DIEGO RIVIERA

A obra “Os Semeadores”, de Diego Riviera, foi feita em 1947 e tem como técnica o óleo sobre tela, dimensões de 67x98.5x2 cm e se encontra hoje no acervo do MASP - Museu de Arte de São Paulo. Diego Riviera foi um pintor mexicano que viveu durante 71 anos no México (1886-1957). Diego marcou a história da arte com suas pinturas por fazer parte do movimento chamado de Muralismo Mexicano. Este movimento, como já bem diz seu nome, consistiu em grandes obras pintadas por artistas mexicanos em grandes muros. A proximidade com o público chamava atenção, já que essas obras retratavam problemas sociais e conflitos presentes na cidade, além de ser reproduzida nesses muros no meio da cidade. Esse movimento vinha como resistência desses artistas e da luta pela liberdade, a partir da Revolução Mexicana.

O realismo, cujo quadro fez parte, foi um movimento artístico onde os pintores buscavam retratar a realidade de forma menos abstrata possível, utilizando esses quadros como uma critica social. Isto é visível tanto no movimento do Muralismo Mexicano quanto na própria obra de Diego.

A pintura retrata dois trabalhadores destacados no centro do quadro. Não existem traços retos, durante toda composição as linhas curvas se destacam, dando movimento a obra. É possível observar que os contornos são leves e não destacam as linhas, acentuando as curvas das costas dos personagens, dos braços e da linha do horizonte. Os trabalhadores estão na terra, que ocupa quase todo o quadro. Ao fundo, ocupando um mínimo espaço, há um céu, esverdeado, com estrelas. As curvas das terras, formam pequenas ondas que se assemelham com dunas de areia. As pinceladas de óleo são visíveis e bem utilizadas, acompanhando também toda curvatura da pintura. Os trabalhadores se fundem a terra, se misturando a ela. As cores utilizadas no quadro ajudam também na percepção da mistura entre trabalhadores e terra. Grande parte do quadro é tomado por um laranja amarelado, com partes um pouco mais escuras formando sobras. Já os trabalhadores são amarronzados, com roupas brancas, e chapéus amarelos. Ao fundo, as cores mais fortes dos quadros também chamam atenção, um azul esverdeado acaba destacando as estrelas representadas por pequenos pontos brancos. O Fundo destacado permite que nossos olhos caminhem em direção a ele, deixando cada vez mais os trabalhadores misturados a terra.

É possível relacionar a obra de Diego Riviera com a realidade dos trabalhadores no México. Como dito acima, Diego fazia parte do movimento Muralista, e nas suas outras obras reaparecem cenas retratas em que o tema abordado se interliga com “Os Semeadores”, como por exemplo o quadro “Carregador de flores”, onde a imagem do trabalhador esta associada exploração, fragilidade. Os trabalhadores misturados a terra, simbolizam a não diferenciação entre o homem e o espaço. O trabalhador é colocado de uma maneira que passa a ser tão importante quanto a própria terra, plantação. Tudo passa a ser uma mesma paisagem, com contrastes naturalizados. As curvas dão movimento ao quadro, e colaboram para essas imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com