TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps com varios detalhes

Por:   •  4/5/2015  •  Abstract  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O número necessário de participantes era 58. Obteve-se apenas 26 questionários respondidos do setor operacional e observou-se uma quantidade divergente de questões adequadamente respondidas. Devido à interpretação incorreta ou mesmo a falta de compreensão do que era solicitado, algumas questões foram preenchidas de forma incorreta, outras sequer foram respondidas, consideradas, portando, invalidadas para a análise.

O fato de que os colaboradores deste setor terem participado desta pesquisa em seu horário de almoço também pode ter colaborado para tal divergência, devido à pressa.

        A questão 1 continha 25 itens relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e solicitou-se que identificassem quais eles consideravam como QVT e que marcassem com “s”, para sim se a empresa atende e “n”, para não, se a empresa não atende a cada quesito . Todos os três integrantes do RH responderam a essa e as outras 2 questões por completo. Entretanto, do setor operacional apenas 15 colaboradores selecionaram os itens que associavam a QVT e 19 marcaram a parte de sim ou não.

Na questão 2 foi requerido que os colaboradores dos dois setores elegessem os 10 itens mais relevantes para eles dentre os 25 itens de qualidade de vida no trabalho da questão anterior, sendo o 1º o mais importante. E a questão 3 solicitava que os participantes julgassem 8 afirmativas, que relacionavam qualidade de vida no trabalho e doenças ocupacionais, como “verdadeira” ou “falsa”. Os subitens abaixo apresentam a discussão detalhada dos resultados de cada questão.

4.1.1 Questão 1

        Observou-se que, dentre o total de quinze funcionários do setor operacional que responderam quais itens estavam associados a QVT, dez marcaram todos os itens. Dos respondentes do RH, dois consideraram todos os 25 itens relacionados à QVT. Ou seja, em ambos os setores a quantidade proporcional de colaboradores que associou todos os itens à QVT é a mesma: 66,66% (aproximadamente).

        Referente a segunda parte desta questão, a opinião dos colaboradores se a empresa atende ou não aos 25 itens está descrita nos parágrafos abaixo.

        Classificados como atendidos pela empresa, pelo setor operacional, os itens 9 (Disponibilidade de equipamentos adequados à realização suas tarefas), 11 (Segurança física no trabalho), 12 (Ambiente de trabalho seguro) e 15 (Condições físicas de iluminação adequadas) foram os mais votados.

        Em contrapartida, entre os mais votados        como não atendidos pela empresa, apareceram os itens 17 (Salário adequado às competências         profissionais) e 23 (Possibilidade de progredir na carreira).

        Estas respostas estão ilustradas graficamente na Figura 1.

Figura 1 - Variáveis que a empresa atende em relação à Qualidade de Vida no Trabalho de acordo com colaboradores do setor operacional. Fonte: autoria própria, 2014.

[pic 1]

Fonte: Elaborado pela autora.

        Quanto aos colaboradores do RH, todos consideram que a empresa atende aos itens: 2 (Interação com superiores diretos), 6 (Ser informado quando meu trabalho deixa a desejar), 10 (Espaço físico alocado adequadamente para cada equipe de trabalho), 11 (Segurança física no trabalho), 12 (Ambiente de trabalho seguro), 13 (Condições de higiene adequadas), 20 (Trabalho desenvolve o profissional enquanto pessoa) e 22 (Oportunidade de realizar tarefas complexas no trabalho).

        Da mesma forma, o total de respondentes concorda que a empresa não atende aos itens: 7 (Receber instruções sobre como aprimorar a qualidade do trabalho) e 16 (Benefícios que atendam às necessidades dos funcionários).

        A Figura 2 ilustra a opinião dos 3 colaboradores do setor de RH, sobre os itens que empresa atendia ou não em relação à QVT, dentre 25 itens descritos na primeira questão.

[pic 2]

Figura 2 Variáveis que a empresa atende em relação à Qualidade de Vida no Trabalho de acordo com a área de Recursos Humanos. Fonte: autoria própria, 2014        

        Coincidem, portanto, apontados pela maioria/totalidade dos colaboradores dos dois setores como atendidos pela empresa apenas os itens 11 e 12, que falam sobre segurança física e ambiente de trabalho seguro.  

        

6.1.2 Questão 2

Esta questão continha um ranking para que elegessem os 10 itens mais importantes dentre os 25 citados na questão anterior. Abaixo, na Tabela 1, está o ranking dos itens mais votados pelos funcionários do setor operacional.

Figura 3 -

Tabela 1. Ranking QVT

Setor Operacional

1

5

8

1

4

9

5

2

4

10º

12

                                    Fonte: autoria própria

        

Apontados por quatro funcionários do setor operacional, em segundo, terceiro, e quarto lugar, respectivamente, aparecem os itens 5 (Ser claramente informado quando houver mudanças no trabalho), 8 (Oportunidade de dar opiniões nas decisões que afetam o seu trabalho) e 1 (Reconhecimento da dedicação do funcionário ao trabalho).

        

A Tabela 2, contem o ranking dos itens mais votados pelos funcionários do RH.

Tabela 2. Ranking QVT

Recursos Humanos

1

X

X

X

25

X

X

17

X

10º

X

                                 Fonte: autoria própria

        

        O item 1 (Reconhecimento da dedicação do funcionário ao trabalho) foi o mais votado em 1º lugar pelos dois setores, escolhido por 8 dos 21 colaboradores do operacional, e por 2 de 3 funcionários do RH. Observa-se a que ambos os setores dão significativa relevância quanto a terem sua dedicação ao trabalho reconhecida.         

        As respostas do RH voltam a coincidir para 2 funcionários que elegeram em quinto lugar o item 25 (Oportunidade freqüente de aprender coisas novas) e em oitavo o item 17(Salário adequado às competências profissionais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com