TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arne Jacobson - Cadeira ANT

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

O DESIGNER, A CRIAÇÃO E A SOCIEDADE

Design, Cultura e Consumo – Design UNIVATES - 2015/A

DESIGNER: Arne Jacobsen

CRIAÇÃO: Cadeiras The Ant™

ALUNOS: Cristina Maria Zambiasi e João Lucas Couto Bonoto

     

        Arne Jacobsen (1902-1971), nasceu em Copenhagen, Dinamarca, e notabilizou-se como arquiteto, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Desde criança já apresentava possuir um grande talento para a arte. Quando seus pais exageravam nas decorações da casa, Arne sempre tentava impor a sua opinião para melhorar a decoração do ambiente. Na sua adolescência começou a trabalhar como pedreiro aprendiz, até conseguir entrar na Royal Danish Academy of Fine Arts em Copenhague, onde se formou como arquiteto em 1927. Ainda estudante foi premiado por ter projetado uma cadeira para “Exposition Internationale dês Arts Décoratifs et Industriels Modernes” em 1925 e foi premiado com uma medalha de prata.

         Apesar de ter se formado em arquitetura e ter feito diversos trabalhos na área como o Royal Hotel Copenhagen, foi pelos seus trabalhos na área de design que ficou mundialmente conhecido. Foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, iniciando sua aplicação na indústria de móveis. Assumindo a natureza como fonte de inspiração, Jacobsen conciliou simplicidade, funcionalismo, elegância e conforto nos produtos que assinou.

        Um arquiteto/designer detalhista que exigia a perfeição ao extremo, Jacobsen acreditava que cada tijolo em um prédio, cada puxador em um armário, precisava ser harmônico. Levava sua obsessão com detalhes para qualquer projeto que estivesse trabalhando, seja um prédio de 25.000 m², seja uma cadeira de 90 cm de altura.

         A cooperação entre Arne Jacobsen e Frtitz Hansen (empresa de móveis para qual ele trabalhou) já vinha desde 1934. Arne lançou o seu nome e o da empresa no mundo mobiliário pelas grandes habilidades que Arne mostrava obter. Mas foi em 1952 que surgiu a grande inovação das cadeiras The Ant™ foi sua primeira inovação, e foi seguida pelas cadeiras The Series 7™ em 1955 e também pela poltrona The Egg™ em 1958.

          A cadeira Ant™ recebeu esse nome pela sua semelhança de uma formiga com a cabeça levantada. Ela foi criada a mando da empresa farmacêutica Novo Nordisk, para serem colocadas na cantina da farmácia. Primeiramente foram produzidas apenas 300 modelos. Elas deveriam ser leves, resistentes e fáceis de empilhar. Seu modelo original possuía apenas 3 pernas, que vinha com objetivo de diminuir o embaraço dos pés do usuário.

         O seu modelo era feito com uma madeira compensada e moldada. Com o passar dos anos elas vieram sofrendo algumas modificações, como as pernas que antes eram feitas de plástico e eram apenas 3, começaram a possuir agora 4 pernas e serem feitas de tubos de aço, para a melhor resistência das cadeiras. Ainda hoje os modelos de cadeiras criadas por Arne Jacobsen  são muito vendidas, por apresentarem design elegante e suave, podendo se tornarem peças de decoração para diversos ambientes.

         Meses antes de sua morte em 1971, Arne Jacobsen refletiu sobre sua carreira, e concluiu "O fator fundamental é a proporção". E esse é o lema deixado pelo designer que até hoje é lembrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com