TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Barroca, Rococó e Romântica

Por:   •  28/8/2016  •  Monografia  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

1. A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas logo alcançou outros países da Europa, atingindo também o continente americano por meio da ação de colonizadores portugueses e espanhóis. Quais as principais características da arte barroca?

A liberdade do artista quanto a obra, sua exposição do emocional sobre o racional, segue padrões mais reais e próximos ao nosso cotidiano, sua composição dinâmica de corres, sua característica de luz e corres e cores vibrantes com tons de vermelho e dourado.

        

2. O Barroco foi introduzido no Brasil no início do século XVII pelos jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Em relação ao Barroco brasileiro, escreva em poucas linhas sobre seus principais artistas:

- Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

Com bom planejamento de suas esculturas, puxa suas obras para um tema mais cristão, porem com uma aparência longe dos padrões europeus, tendo elas olhos castanhos, cabelos ondulados, sobrancelhas finas e lábios acentuados que é visto em varias de suas obras. Teve suas obras reconhecidas e popularizadas anos depois de sua morte.

- Manuel da Costa Ataíde, Mestre Ataíde

Pintor e decorador, parceiro de trabalho de alejadinho, pintava teto de igrejas, tem em seu estilo a utilização de cores vivas e marcantes. A construção de sua obra classificava em suma maioria aos santos da igreja católica.

3. O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. De acordo com os textos estudados, quais eram os princípios básicos da arte Neoclássica?

Seu movimento, dado após barroco e rococó, carregava  suas características únicas, decoração dramatização e veracidade, e acrescentando outras, ideais iluministas e sua curiosidade sobre o passado.

         Sua característica mais marcante foi com certeza a base em pinturas gregas e italianas, que foram totalmente engolidos com a chegada da arte moderna.

4. O termo realismo, de uma maneira geral, é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo de naturalismo. Normalmente implica numa não idealização dos objetos representados e numa preferência por temas ligados ao homem comum, bem como a existência cotidiana.
Sobre a Arte no Realismo, escreva sobre suas principais características.

        Retrata de forma muito vivida a vida na sociedade, trabalho nas industrias e a vida e os problemas da classe média e baixa, com seus temos muito ligados ao presente e essa passagem teve um impacto muito grande na sociedade em geral.

5. Uma das características da pintura acadêmica brasileira é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente os gregos, na arquitetura e dos renascentistas, na pintura. Pesquise e escreva em poucas linhas, sobre a vida e obra de dois pintores da arte acadêmica brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com