TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Holandesa E Arte Barroca

Casos: Arte Holandesa E Arte Barroca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

Colégio

NomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomes

Arte barroca brasileira e holandesa

São Luís – MA

2011

NomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomesNomes

Tipos de ginásticas e suas características

Trabalho apresentado à disciplina de Artes, ministrada pela professora Nívea para obtenção de nota.

São Luís – MA

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. ARTE HOLANDESA 5

3. ARTE BARROCA 6

4. CONCLUSÃO 7

5. REFERÊNCIAS 8

1.INTRODUÇÃO

A presente obra tem como intuito principal apresentar a arte barroca e a arte holandesa no Brasil, tal como seus aspectos históricos e técnicos ao leitor, os tópicos elementares serão explorados de forma a satisfazer a sede de conhecimentos do leitor. As principais características também serão exploradas, apesar de haverem outras de grande importância, mas apenas estas serão abordados por conta de terem se destacado, assim como a importância dos avanços proporcionados por estes a nossa vida cotidiana, e em que situações mais se destacam.

Fazendo uso de linguajem simples e direta, prepara-se uma obra para ser facilmente sintetizada mesmo por pessoas as quais são leigas quando se tratam de assuntos de ginástica.

2.ARTE HOLANDESA

Na virada do século, os portugueses defenderam o Brasil dos invasores ingleses, franceses e holandeses. Porém, os holandeses resistiram e se instalaram no nordeste do país por quase 25 anos (início em 1624).

O Conde Maurício de Nassau trouxe à “Nova Holanda” artistas e cientistas que se instalaram em Recife. Foi sob a orientação de Nassau que o arquiteto Pieter Post projetou a construção da Cidade Maurícia e também os palácios e prédio administrativos.

Maurício de Nassau afirmou, em carta à Luiz XIV, em 1678, ter a sua disposição seis pintores no Brasil, entre os quais Frans Post e Albert Eckhout. Holandeses, flamengos, alemães, os chamados pintores de Nassau, por não serem católicos, puderam facilmente dedicar-se a temas profanos, o que não era permitido aos portugueses.

Em conseqüência disso foram os primeiros artistas no Brasil e na América a abordar a paisagem, os tipos étnicos, a fauna e a flora como temática de suas produções artísticas, livre dos preconceitos e das superstições que era de praxe se encontrar nas representações pictóricas que apresentavam temas americanos. Foram verdadeiros repórteres do século XVII.

No Brasil ainda existem quadros de Frans Post em São Paulo: na Biblioteca Municipal a "Vila perto de Pernambuco"; em Pernambuco: no palácio do governo, "Paisagem brasileira" (dois quadros); e Rio de Janeiro: no Palácio Guanabara, "Índios Caçando" e "Paisagem de Pernambuco"; no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, "Ruínas de Olinda"; na embaixada do Reino Unido, "Moínho de açúcar" e "Paisagem brasileira".

De que maneira se tornaria mais evidente a barbárie do Novo Mundo? De que maneira se deveria retratar o indígena, a fim de se realçar sua selvageria? Eckhout tentou responder a essas questões através do quadro Dança dos Tarairiú (168 X 294 cm), onde registrou um momento de manifestação coletiva dos costumes dos tapuias do litoral da Paraíba.

Dois dos quadros pintados por Eckhout no Brasil se constituem na representação da nova identidade que surgiu nos trópicos: a identidade do mestiço. Em Mameluca (269 X 170cm) e Mestiço (268 X 165cm) a imagem que o observador europeu contempla é a de uma nova realidade que começava a se impor na América: a da miscigenação.

O último legado holandês, a Cidade Maurícia, pode ser percebido no que ainda ficou de 24 anos de domínio no Recife.

3.ARTE BARROCA

No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia. Não por acaso – visando aperfeiçoar suas ações missionárias – os jesuítas trouxeram da Europa as influências estéticas de cunho fortemente religioso que marcaram o estilo barroco. Na maioria das vezes, esse tipo de criação se manifestou na construção de igrejas e imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com