TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Impressionista

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

Impressionismo

O trabalho tem como objetivo apresentar e retratar a arte impressionista, mostrando suas principais características, suas finalidades e consequências. Mostrando ainda como a mesma influência na atualidade, além de concluir com o que foi entendido sobre o assunto.

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS

Introdução:

O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português (uma época de florescimento do belo, transformações, avanços e paz entre o território e,f,ff.,cvv francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema.). Este movimento foi o marco que deu início a arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

Os autores impressionistas não se preocupavam com os ideais do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar novas técnicas de produção e não estavam mais interessados em temáticas nobres ou no realismo, mas em ver o quadro como obra em si mesma. Preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Revelou nomes importantes como Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Edgar Degas, Boudin, Cézanne, Lautrec, Gauguin, Van Gogh e outros.

Os Salons, Salão dos Recusados foi muito utilizado para o contato do público com os pintores. É de extrema importância para os impressionistas os efeitos visuais, a impressão da imagem imediatamente, a fixação desse instante único, pois o momento seguinte será diferente. O prazer de pintar ao ar livre pode ser explicado pela importância dada ao fenômeno da luz.

1

Desenvolvimento:

O impressionismo detém de diversas características, algumas são: pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia, dependendo da incidência da luz do sol; ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; uma pintura instantânea (captura do momento); Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; as obras não tem contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro; as sombras devem ser luminosas e coloridas; Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares; as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto; Valorização de decomposição das cores;

Tem-se ainda algumas orientações gerais para identificar uma obra impressionista: ompe completamente com o passado; inicia pesquisas sobre a óptica e os efeitos (ilusões) ópticos; é contra a cultura tradicional; pertence a um grupo individualizado; falam de arte, sociedade, etc: não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo; vão pintar para o exterior.

No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com