TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte abstrata

Projeto de pesquisa: Arte abstrata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.911 Palavras (16 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

Resumo art. Serviços – Um setor em ebulição..............................................................1/2

Resumo art. Analise Setorial e Varejo...........................................................................3/7

Resumo do cap. 4 do PLT 801.....................................................................................8/13

RESUMO ART.:

Serviços – Um setor em ebulição

O setor de serviços é um setor ainda bastante desconhecido e não existe ainda estudos específicos sobre esse tema. De acordo com o IBGE a área que mais cresce nesse setor é o de Tecnologia da informação.

É o setor terciário da economia e é dominado por pequenas empresas, a publicação concentra sua análise no que se chama de “Serviços intensivos em conhecimento” (SIC). De acordo com entrevistas podemos chegar a conclusão de que o principal capital dessas empresas são as pessoas.

As inovações pode-se dividir em quatro partes, que são elas o produto, de processo, organizacional e de mercado. A introdução de um novo gerente de qualidade uma inovação organizacional, renovações de produção ou entrega de determinado serviço são exemplos de inovações de processo. As inovações de mercado podem ser definidas com novos modos mercadológicos.

Pesquisas apontam que quem contrata uma empresa de marketing tem 19% de chance de inovar no mercado e quem contrata uma empresa de gestão tem 10% de chance.

Para trabalhar nesses setores, pesquisas mostram que tem que ter nível superior. Tanto para T.I. como para Gestão, Marketing, entre outras atividades desse setor.

Dentro do setor de T.I. esta o desenvolvimento de softwares, que é uma área muito crescente em países desenvolvidos. De acordo com um entrevistado é uma atividade que afeta indiretamente inúmeras atividades do cotidiano. As indústrias brasileiras de softwares apresentam bons números e resultados, esta entre as dez primeiras, mas exporta bem menos que outros países, por causa da concorrência.

Temos três categorias de empresas que desenvolvem softwares. A primeira é a que desenvolve softwares ligados a internet, como banco de dados, processamento de dados, entre outros. A segunda é a produção por encomenda, que produzem análise, projetos, testes, etc. Já a terceira é a que produzem, desenvolvem, comercializam e licenciam softwares, chamadas de softwares de prateleira.

A categoria serviços de softwares de alto valor agregado compreende atividades que exigem maior empenho no desenvolvimento de funções corporativas. Ou seja, há um grande desequilíbrio, pois as empresas estrangeiras ainda domina essa área. Por falta de incentivo as empresas brasileiras acabam ficando para trás.

Como já dito, as empresas brasileiras exportam poucos serviços, de acordo com gerente da Politec, ele acredita que o grande desafio das empresas nacionais é entender o mercado global para aumentar as exportações, ou seja, tem que conhecer as ideias mundiais para se vender esses serviços.

Exportar não é um problema apenas para o setor de softwares, mas para o setor de serviço também. Um dos problemas principais é a falta de formação de pessoas que fale inglês, para poder buscar e entender informações exteriores.

De acordo com pesquisas, os maiores investimentos hoje são no setor de serviço. O setor industrial e o setor de serviços estão bem próximos.

A geografia desse setor é bem desequilibrada, porque a maior parte das empresas de serviços estão no sudeste, sendo assim, tendo a maior facilidade de se encontrar serviços nos centros urbanos.

RESUMO ART.:

Artigo Analise Setorial e Varejo

O setor de varejo no Brasil apresenta profundas transformações nos últimos anos em decorrência do desenvolvimento de um leque de estratégias compatíveis e do aumento de sua abrangência em nível nacional. O grande potencial de expansão da atividade atraiu a entrada de participantes externos o que gerou e propiciou a adoção de conceitos mais modernos de operacionalidade. Em nível mundial, o processo de ajuste a nova configuração envolve todas as atividades produtivas, alcançando os níveis de emprego e renda dos consumidores finais. As dificuldades enfrentadas pela economia mundial alcançaram o Brasil em um momento no qual o pais experimentava o caminho do crescimento econômico sustentável e do controle efetivo sobre a inflação. O sistema atual sinaliza um abrandamento do crescimento econômico e uma redução nas atividades de comercio exterior. As estratégias de aumento da competividade devem continua abrangendo as diversas formas de diferenciação, construção de marcas, mix de produtos, core basiness, atendimento ao cliente, novos formatos e segmentação.

O setor que já conviveu com altas taxas de inflação, vem aumentando e articulando um novo leque de estratégias competitivas que não estão voltadas apenas para redução de preços e custos. O varejo brasileiro vem buscando aumentar sua abrangência regional, ao disseminar lojas especializadas e aumentar a presença de grupos e cadeias em nível nacional. Tais mudanças conduzem a melhora nos relacionamentos em termos de cadeia de suprimentos, que passam a visar não apenas o âmbito comercial, preços e formas de pagamento dos fluxos de mercadorias. Atualmente ocorre o emprego crescente de tecnologias, poupadoras de mão de obra e melhor qualificação dos empregados, imprescindível para um setor intensivo em mão de obra menos qualificada e com alta rotatividade. A pesquisa que fragmenta o comercio brasileiro em atacado, varejo e comercio de veículos, peças e motocicletas, aponta também que o setor foi responsável por 42% do faturamento do comercio no pais. Por tanto o aumento da produção brasileira e a estabilidade econômica são fatores importantes para o crescimento da atividade de supermercados e hipermercados, como também das demais atividades de varejo. As vinte maiores redes e empresas do segmento supermercadista representam aproximadamente 80% do faturamento liquido das empresas do mercado, além de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com