TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte barroca

Por:   •  20/4/2015  •  Ensaio  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  1.723 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

  1. Leia o texto abaixo: Na Roma dos papas no século XVII, o barroco emergiu mostrando uma tendência e estilo para todas as artes, espalhando-se concentricamente de Roma para todos os países da Europa. Logicamente, este estilo foi muito bem acolhido em países com características religiosas e políticas parecidas com a de Roma, e recusado em países com características diferentes. Por que isto aconteceu? Assinale a alternativa correta:

[pic 1]

a.

No barroco, os artistas não aceitavam as regras: da perspectiva, do equilíbrio, da sobriedade, do racionalismo, da lógica; mas colocavam em suas obras: o amor pelo infinito, a dramaticidade, dinamismo, contrastes, exuberância, realismo e tendência ao decorativo.

[pic 2]

b.

O termo “barroco” significava na península ibérica um tipo de pérola de forma irregular ou imperfeita, na Itália, uma conversa pedante contorcida e de pouco valor argumentativo, e em quase toda Europa um sinônimo de extravagância, coisa disforme, anormal, absurda e irregular.

[pic 3]

c.

No barroco, os artistas são herdeiros dos artistas renascentistas e aceitavam suas regras: a perspectiva, o equilíbrio, a sobriedade, o racionalismo, a lógica; mas, além de tudo, colocavam em suas obras: o amor pelo infinito, a dramaticidade, dinamismo, contrastes, exuberância, realismo e tendência ao decorativo.

[pic 4]

d.

Em quase toda Europa e em toda América Latina, há a arquitetura e a arte barroca. Todavia, são muito diferentes de país a país. O termo barroco foi utilizado por comodidade, para designar as manifestações artísticas de um período que se iniciou no século XVII.

[pic 5]

e.

Foi uma tendência de muita influência, porém com características particulares em cada país da Europa.

0,1 pontos   

Pergunta 2

  1. Sobre o barroco, podemos afirmar que:

[pic 6]

a.

Teve sua origem na península Itálica no século XVII e irradiou-se rapidamente por toda a Europa e posteriormente na América Latina, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis, porém esta arte não se desenvolveu homogeneamente em todos esses lugares, ocorrendo grandes diferenças entre as obras produzidas em cada região.

[pic 7]

b.

Teve sua origem na península Itálica no século XVII e irradiou-se rapidamente por toda a Europa e posteriormente na América Latina, trazida pelos colonizadores portugueses e ingleses, porém esta arte não se desenvolveu homogeneamente em todos esses lugares, ocorrendo grandes diferenças entre as obras produzidas em cada região.

[pic 8]

c.

Teve sua origem na Alemanha no século XVIII e irradiou-se rapidamente por toda a Europa e posteriormente na América Latina, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis, porém esta arte não se desenvolveu homogeneamente em todos esses lugares, ocorrendo grandes diferenças entre as obras produzidas em cada região.

[pic 9]

d.

Teve sua origem na Inglaterra no século XVII e irradiou-se rapidamente por toda a Europa e posteriormente na América Latina, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis, e essa arte se desenvolveu homogeneamente em todos esses lugares, ocorrendo grandes diferenças entre as obras produzidas em cada região.

[pic 10]

e.

Teve sua origem na península Ibérica no século XVII e irradiou-se rapidamente por toda a Europa e posteriormente na América Latina, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis, e essa se desenvolveu homogeneamente em todos esses lugares, ocorrendo grandes diferenças entre as obras produzidas em cada região.

0,1 pontos   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com