TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Minimalismo e Expressionismo

Por:   •  29/5/2021  •  Ensaio  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Sabe-se que o Minimalismo foi um movimento artístico de frieza, monocromia e insensibilidade. Ao contrário do Expressionismo Abstrato, marcado pela emoção.

Dois importantes artistas minimalistas foram Donald Judd (1928-94) e Carl Andre (1935-atual). Judd fazia caixas de aço inoxidável industrializado, colocadas em fileiras verticais. Na obra “Sem título”, de 1969, percebe-se a arte reduzida ao mínimo e completamente insensível. Já as obras de Andre eram de extrema oposição radical da escultura vertical tradicional e figurativa.

[pic 1][pic 2]

“Sem título”, Judd, 1969. Norton Simon Museum of art Pasadena                            “Cedar Pedaço”, Carl Andre. 1964.

Dito isso, percebe-se divergência em relação às obras do Expressionismo Abstrato (1940-1950), marcado pela expressividade e simbolismo. O cerne das diferenças, certamente ocorre em razão do contexto histórico.

A Segunda Guerra Mundial (1939-45) foi um evento catalisador para o surgimento de grande escolas artísticas e literárias, de modo a expressar sentimentos de reação ao rastro de mortes e destruição pelo conflito mundial. O Expressionismo Abstrato foi um movimento pós-guerra. O que explica o fato de tamanho subjetivismo e desejo de expressar a vida interior por meio da arte.

Anos depois, entre 1960 e 1970, houve forte interesse de renovação do fazer artístico, de modo a reduzir os excessos da arte. Então é nesse cenário que o Minimalismo surge — o que explica a reação à presunção do Expressionismo e a vulgaridade do pop. São essas, portanto, as principais divergências entre os dois movimentos da metade do século 20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (710.4 Kb)   docx (719.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com