TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes visuais e tic

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Introdução

Esta pesquisa tem como objetivo visualizar o uso das novas tecnologias nas escolas de ensino básico do Brasil. Entender quais os benefícios que surgiram para o processo ensino aprendizado após a introdução das tecnologias de informação e comunicação – TICs. Se a integração entre os alunos e o conhecimento melhorou com novas formas de pesquisa.

Também será analisado o papel do professor perante as TICs, o modo como o ensino está sendo transmitido e o comportamento do docente, sua forma de ensinar, a adaptação aos aparelhos modernos, entre outros.

As TICs estão revolucionando a educação e a escola deve contextualizar essas informações e se adequar a elas. No ensino de arte a informatização trouxe diversos benefícios que faz com que os objetivos da disciplina se expandam. O desenvolvimento da criatividade, a expressão de sentimentos e formação de caráter do individuo é muito mais intensa devido a facilidade de comunicação com outras pessoas e o acesso a diversas culturas.

O professor deve estar preparado para esse novo método de ensino, para essa nova função do professor que passou a ser mediador. Tudo dentro dos princípios da pedagogia e baseado nas Leis de Diretrizes e Bases.

A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infra-estrutura básica, como novo modo de produção. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa, própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários. (LDB, Tecnologia na Escola, p. 63)

  1. Desenvolvimento

A tecnologia da informação e comunicação não é algo que está longe de colaborar com a arte, pelo contrario, é uma ferramenta que aumenta as possibilidades de criação. A informática e outras tecnologias do século XXI estão cada vez tomando mais espaço na sociedade e o professor deve usar isso a seu favor.

Hoje em dia o mundo gira em torno das novas tecnologias, jovens e crianças crescem usando esse novo meio de comunicação e fonte de informação, deixando os livros e a fala dos professores para trás. É papel desse educador adequar as propostas curriculares nacional a essa tecnologia que traz enormes benefícios e facilidades para um novo tipo de ensino, mesmo na área artística.

É inovador esse rumo que a sociedade vem tomando nos últimos tempos, diversas tecnologias vem surgindo a cada dia, tanto na área textual, como na oral, musical, audiovisual entre outros. Basta o professor se adequar a melhor forma de comunicação e trabalho com seus alunos. Pierre Lévy sinaliza que as tecnologias intelectuais favorecem as formas de acesso á informação, novos estilos de raciocínio e construção do conhecimento.

As novas e diversas formas de comunicação colaboram com a revisão das formas de ensinar e aprender. O acesso a internet traz acesso ao mundo, a facilidade em visualizar as imagens de diversos países, de culturas passadas e até futuras, facilita e incentiva o ensinar e o aprender, principalmente dentro da arte, que muitas vezes o aluno precisa ver  ou ouvir para compreender.

O uso de novas tecnologias altera o percurso da vida, muda o modo em que se vive e há mudanças visíveis em todo o universo, exemplo disso é olhar o passado e ver como os homens se comportavam, comunicavam, locomoviam e a forma com que essas ações são realizadas atualmente.

[...] as tecnologias são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles. Os produtos e processos tecnológicos são considerados artefatos sociais e culturais, que carregam consigo relações de poder, intenções e interesses diversos. (ALONSO, 2001, p. 51).

O maior objetivo da educação perante a sociedade é transformar os cidadãos em seres críticos, criativos, detentores das tecnologias de informação e comunicação. A escola é a responsável em transmitir cultura e conhecimentos de diversas áreas. Inclusive a área da informação, atualmente tudo depende das novas tecnologias, diversão, informação, e até cultos religiosos são transmitidos pela televisão ou pelo computador, a educação tem obrigação de se render a essas inovações.

Segundo Pierre Lévy, com as novas tecnologias e o acesso fácil á informação, o saber articula-se às novas perspectivas da educação, o novo modo de se aprender e a inteligência coletiva. As inovações tecnológicas questionam os antigos modelos de educação. A escola deixou de ser transmissora de saberes. O autor enfatiza duas reformas necessárias à educação:

  1. Potencialidade da educação à distância: novo estilo de pedagogia.
  2. Experiência adquirida na educação à distância: trabalho compartilhado e automatizado para construção de conhecimentos.

A internet é fonte de informações que se atualiza e multiplica-se de forma exponencial, deixando pra trás as informações do professor. Estes devem se render às novas tecnologias através de cursos de formação continuada, as universidades devem integrar disciplinas voltadas as novas tecnologias nos cursos de licenciatura. O docente bem preparado para o uso das TICs substitui os “velhos” livros didáticos, trazendo informações atuais, atividades mais interessantes e completas tornando o aprendizado mais significativo. O professor do século XXI não é mais o detentor do saber e sim mediador de conhecimentos.

Dentro do ensino de arte, as TICs faz com que o aluno esteja mais próximo da realidade de todo o mundo, tem acesso rapidamente a diversas formas artísticas de todo o planeta. É possível fazer comparações e críticas, formar opiniões com pesquisas mais precisas. É uma visão abrangente de todo o universo.

Arte é forma de satisfação ao olhar, ao sentimento, expressão, criatividade, as novas tecnologias trazem esses valores de forma que todos devem estar preparados para recebe-las, há a necessidade de um preparo dos profissionais da educação para o uso correto e eficaz das TICs. O estudo teórico ou a assimilação do conteúdo pela fala do professor é diferente quando se tem às mãos uma câmera fotográfica super potente, as imagens se tornam diferentes e consequentemente o aprendizado, o olhar, o pensamento, tudo toma uma nova dimensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com