TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes visuais na educação

Por:   •  26/5/2015  •  Monografia  •  12.098 Palavras (49 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 49


“É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver.”

 Gabriel Garcia Marquez

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão sobre o tema : Artes Visuais na Educação Infantil. Parte da perspectiva histórica da Educação Infantil desde os seus primórdios, até as conquistas recentes por meio da LDB 9394/96. Aborda as artes visuais como linguagem no contexto atual da escola ; analisa o papel da arte no desenvolvimento da criança e discute o a atuação do docente no trabalho com as artes visuais no ensino infantil. 

Palavras-chave: Artes Visuais, Educação Infantil, professor.

Abstract

This word has a main objective to propose a reflection on the theme: Visual Arts in Early Childhood Education.Part of the historical perspective of early childhood education from its beginnings until the recent achievements by LDB 9394/96. It approaches the visual arts as a language in the current context of the school; examines the role of art in child development and discussers the role of the teacher in working with the visual arts in early childhood education.

Key words: Visual Arts, Early Childhood Education, teacher. 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 11

I – REVISITANDO A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA EDUCAÇÃOINFANTIL ................................................................................................... 13
1.1- Breve conceituação de Infância ................................................................ 14
1.2- A infância nos dias atuais: outros olhares e concepções ......................... 18
1.3- A história da Educação Infantil ................................................................ 22
1.4- A Legislação referente à Educação Infantil ............................................. 25
II – ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL .......................................... 32
2.1- Aspectos históricos do Ensino de Artes no Brasil ................................... 32
2.2- Metodologias do ensino da arte numa perspectiva histórica ................... 35
2.3- Artes Visuais com linguagem No contexto atual...................................... 37
III - A CONTRIBUIÇÃO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL ................................................................................................. 39
3.1- O papel da Arte no desenvolvimento infantil ........................................... 42
3.1.2- O desenho infantil: o que pode revelar ................................................. 43 
3.2- O professor e o ensino de artes na Educação Infantil ............................ 45
3.3- O trabalho docente e as artes visuais...................................................... 48
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................ 51
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... 53


INTRODUÇÃO

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, como dispõe a LDB 9394/96, constitui uma fase imprescindível no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.

No âmbito dessa etapa da educação, o ensino da Arte constitui um instrumento capaz de facilitar o desenvolvimento da expressão e da criatividade da criança.

Defendida também nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998), o ensino da Arte na Educação Infantil possibilita que a criança amplie seus conhecimentos e descubra suas habilidades e potencialidades.

Deste modo, as instituições de ensino infantil devem propiciar ambientes onde a criança possa se expressar de forma livre e prazerosa, uma vez que, através do trabalho com a arte, a criança pode exteriorizar seus sentimentos, suas emoções.

No que diz respeito às artes visuais, é através delas que as crianças desenvolvem o conhecimento em diferentes produções artísticas e, sendo assim, deve ser estimulada por meio de atividades lúdicas que ampliem a livre expressão da criança.

O papel do professor da Educação Infantil torna-se, assim, fundamental, devendo ser o mediador entre o aluno e o conhecimento, ajudando-lhe a refletir sobre a Arte de maneira criativa, reflexiva e construtiva.

Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância das Artes Visuais na Educação Infantil, partindo da perspectiva histórica da infância, da Educação Infantil e da importância do ensino da Arte no desenvolvimento da criança.

Quanto aos aspectos metodológicos, foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica sobre o tema em questão, buscando levantar um referencial teórico que fornecesse subsídios à pesquisa, baseada em autores como: Áries (1981), Barbosa (2003; 2010), Ferraz e Fusari (1993; 2001), Iavelberg (2003), Kramer (2000), Vigotski (2008), entre outros, bem como na legislação educacional vigente.

O presente trabalho foi elaborado em três capítulos, sendo que o primeiro traça uma trajetória histórica sobre a infância e a Educação Infantil.

O segundo capítulo trata das Artes Visuais na Educação Infantil e o terceiro discute a importância do ensino da Arte sob a perspectiva do desenvolvimento infantil e o papel do professor nesse contexto.

Finalmente, são feitas as considerações finais, com as reflexões promovidas a partir da realização do trabalho.

Acredita-se que a relevância social desta pesquisa encontra-se na promoção e discussão sobre o papel das artes visuais na Educação Infantil, tema de crescente interesse no contexto educacional, de modo a incentivar projetos que garantam o direito da criança à livre expressão de sua criatividade.

CAPÍTULO I

REVISITANDO A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A infância é uma fase na qual se vive um tempo de magia, sonhos e aventura. A arte e seus elementos permeiam o cotidiano dos pequenos desde os primeiros anos de vida, pois já nascem num mundo cheio de práticas culturais. Por isso, ao entrar para a escola eles já trazem conhecimentos importantes que devem ser explorados e valorizados; trazem muita curiosidade e muita criatividade.

As concepções sobre infância são de suma importância na temática abordada neste trabalho. Sabe-se que na faixa etária de 0 a 6 anos as crianças estão construindo os sentidos dos símbolos e do repertório cultural, no qual ela está inserida. A Educação Infantil, como espaço formal de educação, de formação de cidadãos, deve ampliar os contatos da criança com a linguagem da arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.9 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com