TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artesanato Brasileiro

Artigo: Artesanato Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  4.001 Palavras (17 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Nesta segunda etapa, apresenta-se o briefing do cliente, que correspondeu as coletas de informações fornecidas na pesquisa de campo realizada na praça da República. A proposta desta etapa é identificar a real necessidade do cliente, por meio de métodos específicos de pesquisa do artesanato brasileiro e do setor de embalagens, como por exemplo os materiais necessários para a confecção dos projetos, seus processo gráficos, e também identificar as tendências e novas tecnologias no design de embalagens.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Objetivos 4

1.1.1 Hipóteses 4

1.1.2 Método 5

2 ARTESANATO BRASILEIRO 6

2.1 Contexto histórico-cultural 6

2.2 Principais tipos de artesanato brasileiro. 6

2.2.1 Artesanato indígena 6

2.2.2 Cerâmica e bonecos de barro 7

2.2.3 Trançados e Cestas 7

2.2.4 Madeira entalhada 7

2.2.5 Renda 8

2.3 O mercado artesão 8

3 O CLIENTE 9

3.1 Nome 9

3.2 Local 9

3.3 Sua história de artesão 9

3.4 Características de seu artesanato 9

3.5 A embalagem 10

3.6 Público-alvo 11

3.7 Vendas 11

4 CONCORRÊNCIA 13

5 SOBRE O PROJETO 14

6 ESTADO DA ARTE DA EMBALAGEM 17

7 MATERIAIS E PROCESSOS GRÁFICOS 22

7.1 Serigrafia 22

7.2 Rotogravura 22

7.3 Flexografia 22

7.4 Offset 23

8. CONCLUSÃO 25

8.1 Briefing 25

BIBLIOGRAFIA 26

ANEXOS 27

1 INTRODUÇÃO

Entre as várias manifestações populares que compõem a diversidade cultural brasileira, o artesanato tem um papel fundamental. O trabalho muitas vezes não é fácil, são muitos detalhes que influenciam na peça final, o artesão deve escolher o material certo para trabalhar, seu acabamento, etc. Suas influencias geralmente são determinadas pela sua região de nascimento, que muitas vezes são no nordeste do Brasil. Tendo em vista a importância do artesanato brasileiro para a diversidade cultural, o governo brasileiro investiu por meio do SEBRAE na consolidação da marca do artesanato brasileiro, por meio de diversas ferramentas de divulgação, melhorias, etc.

Para apresentar uma possível solução na embalagem do produto, que atendesse as necessidades do cliente, a proposta deste trabalho é desenvolver uma embalagem segura, de baixo custo e que supra as necessidades do cliente, por meio de pesquisas de materiais utilizados na fabricação, processos gráficos e as novas tendências do mercado de embalagens.

1.1 Objetivos

Tem-se como objetivo a criação de uma embalagem para um produto de artesanato brasileiro, que supra as necessidades do cliente, garantindo segurança a peça, aumentando as vendas do produto, e satisfazendo o cliente.

1.1.1 Hipóteses

Criar uma embalagem, que atraia ao publico a compra, que traga segurança ao produto e que seja de custo baixo. Para isso será utilizado papel kraft, impressão em Off-set, buscando inovar no mercado de embalagens.

1.1.2 Método

Nesta segunda etapa, os métodos utilizados foram o de pesquisa de campo, realizada na praça da República, as pesquisas de mercado referente ao artesanato brasileiro, sobre o mercado atual de embalagem, com referencias em livros e em internet.

Primeiramente identificou-se o problema, em ordem lógica, segue-se para os seguintes itens;

• Coleta de informações: Utilizou-se o briefing como material de apoio para essa etapa, que contou com todas as informações do cliente, de suas expectativas e desejos.

• Análise de informações encontradas: Um filtro de informações, usado para separar o que realmente era é necessário ou não na elaboração do projeto. Observou-se as coisas de pontos diferentes, encontrando assim a real necessidade do cliente e de seus consumidores.

“(...) Consiste na reunião dos dados relativos ao problema. Processo em que a mente fica mergulhada em diversas ideias, trabalhando com associações, combinações, expansões,etc., até de ideias já existentes. Envolve raciocínio consciente e concentrado. Obviamente, é necessário contar com informações acerca do problema para que seja possível desencadear soluções criativas.” (LOBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. 234 p.)

• Desenvolvimento: Pesquisas realizadas sobre o mercado de embalagens na atualidade, seus pontos positivos e negativos. Pesquisa sobre os materiais utilizados em cada setor, e seus processos de impressão. Discernindo assim, uma opinião concreta sobre o assunto.

2 ARTESANATO BRASILEIRO

2.1 Contexto histórico-cultural

O artesanato brasileiro é bem abrangente, pois devido a diversidade cultural e folclórica que envolve nosso país, suas manifestações e sua história, cada região apresenta seu artesanato de acordo com sua matéria-prima predominante.

O artesanato surgiu no Brasil no período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com