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Resumo do livro Design para quem não é designer

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  3.021 Visualizações

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             Design pra quem não é do designer
                           (Resumo)

Principio de Iúca: segundo o autor é quando nunca tínhamos tido conhecimento sobre algo e logo após estarmos familiarizado com o mesmo, passamos a vê-lo ou ouvi-lo com frequência, ou seja, quando nossa consciência dá nome a algo passamos a ter controle sobre o tema.

                                                     
Proximidade
Itens ou  elementos que possuem ligação devem ser agrupados entre si. Isso dará ao que se deseja unidade visual e uma organização muito maior ao elementos. Quando os deixamos desagrupados é prejudicial a mensagem a ser passada e não dá sensação de fim de leitura

*Essa agrupação de elementos não é mera questão de proximidade. Pode ser qualquer ligação visual compreensível.

                                                     
Alinhamento
Serve também para deixar mais coeso o efeito unidade dos elementos. Consegue dar unidade até com elementos longe um do outro. Pode haver uma mistura entre tipos de alinhados numa mesma pagina por exemplo, contanto que bem trabalhado.

Texto centralizado ao meio: Toque formal e efeito de conforto ao ler. Comumente usado.
Texto centralizado a direita ou a esquerda: Efeito mais sofisticado caso bem usado e devido ao alinhamento também formal.
Texto justificado: Alinhado dos dois lados.

                                                   
Repetição
É consistência de algum elemento durante todo material. Podemos com ele dar peso (ex:negrito) e enfase ao que queremos que o leitor dê atenção especial (ex:ícones,tópicos). É chamado de consistência a repetição necessária de algo (ex:marcação de páginas). É importante não usar em demasia a consistência para não o tornar massivo de ver ou ler para qualquer um.

                                                   
Contraste
Importante principio para dar força e fazer fixar a atenção a determinado elemento. Esse contraste pode se dar por fonte (ex:antigo e novo), cor (ex:negrito), tamanho de corpo (ex:8 e 12). É importante lembrar que tem de se diferenciar bastante um elemento do outro, caso não aconteça isso, eles entraram em conflito.
                                               
                                                 
Tipologia
Um dos princípios do design que visa a estética e acima de tudo, a comunicação. Podemos especificar o uso da tipologia em três divisões, que são:

Concordante: Quando usa-se apenas um tipo de fonte. O mantém formal mas não dá estética ao material.
Contrastante: Quando fazemos a combinação das fontes distintas, deixando assim nítida a diferença entre ambos e dando atenção a algo queremos. Estéticamente mais chamativo.
Conflitante: Ocorre quando juntamos fontes similares no mesmo material. Isso não os diferencia e nem os agrupam direito. Melhor ser evitado.                                        
                               
                                         
Categorias de Tipos
Manuscrito: Fonte semelhante a escrita manual. Não aconselhável para longos textos. Em caixa alta, uma letra pode dar efeito bom.
Serifa grossa: Contém serifas verticas. Enfase vertical na transição das caixas, que quase não há transição. É bastante usado para leituras infantis, por sua clareza. Para leituras longas também serve.
Sem serifa: Não contém serifa e nem transição grosso-fina nas caixas que consequentemente faz que não haja ênfase. A fonte Optimus dela torna-se excessão pois é a única que contém ênfase.
Estilo antigo: Contém serifas diagonais.Enfase diagonal na transição grosso-fina das caixas, que são moderadas. É o mais adequado para longas leituras.
Moderno: Contém serifas verticais. Enfase vertical na transição grosso-fina das caixas, que são radicais . Surgiu com as novas formas de papel e maquinaria.
Decorativo: O fato de serem completamente fora do normal pode ser usado como fator inovador para trabalharmos em diferentes intenções de trabalhos e conferismos o efeito que ele causa.

                                               
Contraste de tipos
Tamanho: Assim como o principio de contraste nos ensina, temos de deixar claro o uso do tamanho nas fontes usadas.
Forma: Apesar da classe, estrutura, serifação serem as mesmas, as formas (caixa-alta, baixa, itálicos, roman)podem mudar muito. Um texto em caixa-alto sempre terá a forma retangular, um em forma caixa-baixa ou ambos juntos dará mais flexibilidade e conforto ao se ler.
Cor:
Cada cor possui um significado. Poder combinar cores suaves com cores quentes pode dar um contraste e efeito interessante. Importante lembrar que o uso da entrelinha, entreletra no mesmo texto pode “mudar” a cor dele, mesmo que seja em preto e branco.
Direção:
Cada texto tem uma direção. Inclinação para cima e para baixa traz um aspecto positivo e negativo, respectivamente. O contraste de direção entre os elementos em uma pagina pode dar um toque diferenciado.
Estrutura:
Aqui vemos que precisamos ter cautela com uso de diferentes classes de fontes. Além disso, também é bom engrossar esse efeito de outras maneiras como a transição grosso-fino, serifação, etc... Não devemos por exemplo, usar dois tipos de fontes da mesma classe na mesma pagina.
Peso
: Praticamente se dá pelo variações de fonte em relação ao sua expessura (ex:light, medium, bold). Importante ter grande variações de peso caso queira usá-lo, para não dar impressão de erro do designer. Um bom uso dessa ferramenta será fundamental para desviar o olhar do leitor para o lugar desejado, num sumário por exemplo, isso é essencial.

                                             
Dicas do autor
O autor nos dá dicas como:

Não ter medo de “copiar” (usar como esboços trabalhos de outros artistas), afim de que combinando com o nossa singularidade, deixamos original o nosso trabalho final.
Arquivar os trabalhos que nos inspiram ou inspirarão e enumerar os motivos de nossa aprovação ao mesmo.
Dicas sobre o processo de criação como: começar pelo ponto principal, agrupar as informações (proximidade), criar e manter alinhamentos, criar repetições.

                                                   

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