TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre paladar resumo: O paladar

Por:   •  19/2/2019  •  Bibliografia  •  3.544 Palavras (15 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 15

Artigo sobre paladar resumo:

        O paladar que nos permite sentir a textura e o sabor dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido é nela que são encontrados diversos botões gustativos, que estão relacionados com a percepção dos gostos        Acreditava-se que os botões estavam em áreas especificas da língua mas atualmente sabemos que eles estão espalhados pela superfície dorsal de toda a língua.

      Também temos os receptores gustativos que são estimulados por substancias químicas. Há doenças e medicações que podem prejudicar o paladar.

O artigo fala, basicamente sobre o paladar e suas afinidades. Muito bem explicado. Gostei bastante da forma de apresentação do conteúdo, principalmente por ter conseguido utilizar um vocabulário de fácil compreensão mesmo sendo técnico em algumas partes.

Olfato.

      O olfato apresenta como seu principal órgão o nariz. Comparados a outros mamíferos, o ser humano tem o olfato pouco desenvolvido.

      As moléculas de cheiro são as responsáveis pelas sensações olfativas (sentir o cheiro das coisas) elas entram com o ar pelo nariz e são percebidas pelas células olfativas.

     Na região inferior da cavidade nasal, encontramos a chamada de mucosa vermelha. Ela é rica em vasos sanguíneos e possui glândulas secretoras de muco que umedecem a região.

    O olfato e o paladar trabalham juntos, sem o olfato não sentimos o gosto das coisas.

     O artigo busca nos informar sobre como funciona o olfato suas funções, estrutura e importância. É fácil de entender e não tem enrolações, bem informado, mas poderia ter curiosidades. Acho que quando um artigo tem curiosidades, faz toda a diferença.

Visão

      Bem Estar mostrou os problemas comuns de visão em cada idade. Oftalmologistas alertam para alguns hábitos que podem prejudicar o olho.

      Cuidar da visão é muito importante pois ela tende a diminuir com a idade e, por isso, é importante preservá-la para evitar problemas como evitar coçar os olhos, já que isso pode machucá-los e facilitar o surgimento do ceratocone        Além disso, tomar cuidado na hora de usar o computador já que, nesse momento, a pessoa pisca menos e o olho pode ficar seco.

O artigo é ‘informativo e tem diversas curiosidades como os cuidados da visão em cada idade. Aprendi coisas que não sabia, gostei muito. Também achei bem organizado.

Respeite os limites da sua audição:

      O ouvido humano também em tem limites. Hoje em dia muitas pessoas têm problema de audição. A desinformação é um dos fatores que contribuem.

     A surdez pode ser de nascensa, na terceira idade, ou na fase adulta se não se cuidar desde cedo.

     Os jovens são um grupo de risco por ouvir música muito alta. A poluição sonora é a terceira maior do planeta. Pode ter consequências severas à qualidade de vida, afetando a saúde e conturbando as relações sociais.

     A perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO) é um dos mais importantes problemas sociais dos brasileiros. A PAIRO representa hoje um dilema nacional para muitas empresas e um desafio para médicos.

     O artigo alerta sobre a perda de audição (principalmente aos jovens). Ele é um artigo bem completo e informado. Sua principal abordagem é o descuido da população de brasileiros com a audição e a falta de informações.

Cientistas criam pele artificial com tato capaz de transmitir sinais para cérebro

       Estudo pode originar, no futuro, próteses com tato para pessoas amputadas, utilizaram um material flexível é capaz de detectar pressão e transmitir sinal para cérebro. A pesquisa foi conduzida da universidade de Stanford. Os cientistas mudam as células para torná-las sensíveis a frequências específicas de luz. Depois, podem usar pulsos de luz para "ligar" e "desligar" as células ou os processos que acontecem dentro delas. Para fabricar os sensores, usaram nanotubos de carbono de forma piramidal, que são eficazes para canalizar os sinais do campo elétrico dos objetos próximos. Estes últimos são captados por eletrodos.

     A reportagem é incrível, em completa e com um tema muito interessante, nunca tinha ouvido falar disso. Gostei muito da explicação fácil de entender.oque eu mais gostei foi que futuramente pessoas com membros amputados,podem ter a esperança de sentir a sensibilidade novamente.

 

Respeite os limites da audição

O ouvido humano também tem os seus limites. Um único som acima do limite aceitável pode danificar de forma irreversível a sua audição. Por isso, é  importante estar atento. A poluição sonora, shows, trio-elétricos, estampidos ou trabalhar em locais excessivamente ruídos podem expor as pessoas a riscos auditivos desnecessários.  

Uma questão de saúde pública   - A perda auditiva é considerada um problema de saúde pública. De acordo com o último censo (2000) realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,5 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência, o que corresponde a 14,5% da população brasileira. Dessas, 5,7 milhões possuem dificiência auditiva.

A desinformação é um dos fatores que contribuem para o aumento dos problemas auditivos. O brasileiro ainda não se acostumou com uma cultura de prevenção e muitas vezes expõe a sua audição a riscos desnecessários.

A surdez pode se desenvolver de diversas maneiras. Quando genética, pode ser detectada nos primeiros dias de vida e tratada com sucesso. Na terceira idade, quando ocorre um processo natural de envelhecimento dos órgãos, buscando tratamento, é possível conviver normalmente com o problema, sem comprometer a qualidade de vida. Na fase adulta, a pessoa deve evitar se expor a ruídos, principalmente no trabalho, pois assim diminuirá  futuros problemas.  

Jovens: um grupo de risco   - Os jovens estão entre os grupos mais desinformados. Todos os anos, milhares de adolescentes apresentam alguma perda de audição, seja por ouvir música excessivamente alta em concertos de rock ou no automóvel, pelo uso inadequado de walkman (um dos grandes vilões da surdez juvenil) ou por passar o carnaval bem perto daquelas caixas de som superpotentes dos clubes e trio-elétricos, que chegam a atingir intensidades sonoras da ordem de 120 dB NA (perto do limiar da dor!).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com