TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes Visuais

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Artes Visuais

Introdução:

Representadas por um conjunto de manifestações artísticas, as artes visuais são: Grafite, artesanato, arte urbana, desenho, dança, pintura, escultura, arquitetura, teatro, cinema, fotografia, design, dentre outros.

Nossos antepassados pensavam e criavam essas imagens conhecidas como arte rupestre.

Se hoje os pintores compram suas tintas e pincéis, no passado suas ferramentas, eram bastante diferentes. Utilizavam terra colorida, sangue e pelos de animais para criar imagens de silhuetas de grandes feras em paredes e tetos de escuras.

Com o passar do tempo, o desenvolvimento da tecnologia e dos computadores, permitiu que a arte visual também fosse produzida através de ferramentas tecnológicas,denominada de web art.

Atualmente, podemos encontrar colégios em que disciplinas de arte visuais são mais abrangentes, elas incluem, por exemplo: a dança, o teatro, a fotografia e o cinema.

Argumentação:

A utilização das artes visuais na Educação Infantil, ensino médio deve ser valorizada pelos adultos, pois a criança , adolescente, manifesta de forma espontânea e auto expressiva, sua criatividade e transmite claramente seu humor para a arte que está sendo desenvolvida, podemos observar seu humor, através de um desenho ou escultura, teatro, web art, grafite, dança e etc... por exemplo, um sol sorrindo ou uma árvore chorando, vários aspectos abstratos nos chamam a atenção como, cores escuras ou linhas caindo, representando a tristeza e etc... Nesse conteúdo, você observará que o desenvolvimento do ser humano se dá por meio da “ARTE”. Promover arte na educação é dar liberdade, estando atento a reação da criança durante as atividades, explorando os potenciais de criação para que esta venha a contribuir na aprendizagem.

O que são Artes Visuais?


Representadas por um conjunto de manifestações artísticas, as artes visuais são: Grafite, artesanato, arte urbana, desenho, dança, pintura, escultura, arquitetura, teatro, cinema, fotografia, design, dentre outros.

Arte visual está relacionada ao conceito de visualizar - “ver” - e por isso, engloba as artes em que a fruição ocorre por meio da visão.

Hoje existe o curso superior em “Artes Visuais”. Nele, o estudante sai com o título de artista visual, esse curso abrange muita coisa, e capacita o aluno a: criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico no Brasil e no mundo.

[pic 1]

Nessa imagem vemos um tipo de arte visual: A arte urbana, mas conhecida como grafite, essa criação é de Eduardo Kobra.]

No entanto, já é certo que a arte é uma manifestação humana essencial que esteve sempre presente nas culturas desde a antiguidade, tal qual a arte rupestre.

Esse termo arte rupestre é utilizado  para designar as inúmeras pinturas encontradas no interior de cavernas pré-históricas por todo mundo. Mas será que os desbravadores dessas cavernas que a usavam como tela para seus desenhos tinham a intenção de fazer arte?

Nossos antepassados pensavam e criavam essas imagens como algo, acima de tudo, utilitárias. Assim é quase certo que nossos antepassados não penetrariam cavernas tão inacessíveis com o simples propósito de decora-las. Se hoje os pintores compram suas tintas e pincéis, no passado suas ferramentas, eram bastante diferentes. Utilizavam terra colorida, sangue e pelos de animais para criar imagens de silhuetas de grandes feras em paredes e tetos de escuras.

[pic 2]

Arte Rupestre em rocha nos EUA. Foto: Mark Herreid /

As Artes Visuais na Contemporaneidade

Com o passar do tempo, esse conceito de arte foi aumentando: As temáticas, técnicas e materiais empregados na arte, foram se ampliando e atualmente, torna-se tarefa difícil identificar como ela surge. Com o aumento e desenvolvimento da tecnologia e dos computadores, a arte visual também pode ser produzida através de ferramentas tecnológicas. Podemos citar as artes gráficas, criadas por meio de programas de computador (softwares) denominada de web art.

A ideia torna-se mais importante do que o caráter estético e visual do objeto artístico, pois a arte moderna e contemporânea foram responsáveis por abranger ainda mais o conceito.

Atualmente, podemos encontrar diversos tipos de artes:vídeo-arte, animações, colagens, arte urbana, instalações artísticas, performances, arte corporal (body art),apresentações de rua, história em quadrinhos, artes decorativas, arte multimídia, design gráfico, de produtor e de moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com