TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes e Educação

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.323 Palavras (22 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 22

Questão 1

Texto da questão

O professor deve favorecer o desenvolvimento do universo pessoal, assegurando o respeito da identidade que se reflete na expressão que é a essência pessoal do personagem social de cada indivíduo. Ao desenvolver a metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o professor possibilita à criança:

Escolha uma:

a. O seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.

b. O seu desenvolvimento parcial somente, não tendo oportunidade de se expressar suas ideias e criatividade.

c. O seu desenvolvimento psicossocial, possibilitando uma interação entre os demais colegas de sala.

d. Possibilita somente a criança o desenvolvimento da coordenação motora.

e. Possibilita o desenvolvimento parcial da criança, e a participação dos mesmos nos processos de aprendizagem.

A resposta correta é: O seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade..

Questão 2

Texto da questão

Não há quem resista a boas histórias. Nas páginas dos livros, dos jornais e das revistas, na tela do computador e na televisão, narradas presencialmente ou transmitidas pelo rádio... Seja lá onde e como aparecem, elas encantam, amedrontam, fazer rir ou chorar, assustam e são capazes de levar, ainda que em pensamento, até a lugares distantes pessoas de qualquer idade, especialmente as crianças. De acordo com este capitulo do curso que trata da diferença entre ler e contar histórias, podemos afirmar que na pré-escola, elas fazem parte da rotina de duas maneiras: Analise a questão abaixo e marque a alternativa que condiz com essa realidade na Pré-escola:

Escolha uma:

a. Leitura e contação.

b. Teatro e leitura.

c. Dança e contação.

d. Somente a contação.

e. Somente leitura

A resposta correta é: Leitura e contação. .

Questão 3

Texto da questão

Algumas características, por sua vez, são influenciadas por questões como mudanças socioculturais, vivências diversas, realidades diferenciadas do aluno e do panorama que o cerca, forma individualizada de internalizar e processar os valores recebidos. Ao ensinar artes na sala de aula, é importante que os professores levem em consideração o cotidiano dos alunos, isto por que: Marque a Única alternativa CORRETA:

Escolha uma:

a. Porque somente assim eles conseguem produzir algo que seja significante para os professores.

b. Porque revela uma bagagem cultural e artística dos indivíduos.

c. Porque assim os alunos conseguem demonstrar que não são tímidos, e permite ao mesmo tempo em que sejam capazes de interagir com os colegas que não tem muita afinidade.

d. Porque assim os professores podem garantir a presença constante das artes visuais no cotidiano dos estudantes.

A resposta correta é: Porque revela uma bagagem cultural e artística dos indivíduos..

Questão 4

Texto da questão

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo". Com base na leitura que desenvolveu, segundo o que Fernando Pessoa afirmou em um dos seus poemas escritos utilizando o heterônimo (1) de Alberto Caeiro ( o meu olhar) ele nos chama a atenção para:

Escolha uma:

a. Nos chama a atenção para conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas dos sujeitos de formas individuais ou coletivas, nas mais diversas culturas, sociedades, épocas e costumes.

b. A arte sempre esteve presente no cotidiano humano através de hábitos, fazeres e conhecimentos, que por sua vez não foram passados de geração a geração.

c. A arte sempre esteve presente no cotidiano humano através de hábitos, fazeres e conhecimentos, passados direta ou indiretamente de geração a geração.

d. A arte é a expressividade do ser humano, que pode se dar através de diversas linguagens e que ultrapassa os limites do tempo.

e. Da importância de desenvolvermos um olhar atencioso a tudo que nos cerca.

A resposta correta é: Da importância de desenvolvermos um olhar atencioso a tudo que nos cerca..

Questão 5

Texto da questão

A avaliação é, sim, um instrumento valioso de conversão, porque indicará ao professor e seus alunos não somente o que fazer, mas como chegar até lá. Luckesi sugere, então, que a avaliação tenha um caráter construtivo, que se apegue aos aspectos verdadeiramente relevantes do processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao professor no processo de avaliação em Artes, organizar indicadores que possam norteá-lo no tocante ás transformações que ele quer alcançar com seus alunos, sem que isso revele competição entre eles:

São indicadores a considerar na avaliação em Artes:

Escolha uma:

a. Eles têm conseguido progredir em conhecimentos a respeito da arte, ou a aula tem sido um mero momento de lazer.

b. Os alunos estão entendendo o que você fala ou sua linguagem está rebuscada e técnica demais para eles.

c. Que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com