TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões da Arte

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Dimensão pedagógica

A arte sempre foi um instrumento importante para a comunicação. Seja por letras de música ou por obras de arte o intuito de passar uma mensagem pela arte sempre foi muito utilizada.  

Arte sacra é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado, e com essa definição podemos pegar como um exemplo a obra de Michelangelo, o Juízo Final. [pic 1]

Juízo FinalCapela Sistina, por Michelangelo.

Michelangelo Buonarroti nasceu na Itália em 6 de Março de 1475. Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto florentino, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Sua obra O juízo Final Foi pintada na parede do altar da Capela Sistina, no Vaticano. Na parede do altar, está retratado o episódio bíblico da segunda vinda de Cristo à Terra e o último julgamento das almas humanas. Podendo estabelecer a relação da dimensão pedagógica devido o fato de conscientizar os seus fiéis de seu último na terra.


Dimensão política

A arte como instrumento de debate político e social sempre fizeram parte do nosso país. Na ditadura, por exemplo, tivemos milhares de obras criticando o totalitarismo militar. Mas também temos obras que criticam a sociedade como as obras de Di Cavalcanti. [pic 2]

Nascido dia 6 de setembro de de 1897 no Rio de Janeiro o pintor Di Cavalcanti criava suas obras centrado nos temas sociais. O papel social das mulheres é retratado na obra Colonas, por exemplo.  


Dimensão Estética

A beleza é algo importante na arte, a busca pela perfeição vem desde a antiguidade. O conceito matemático da proporção áurea foi uma das técnicas mais utilizadas por Leonardo Da Vinci, por exemplo.[pic 3]

Embora o seu rosto seja um dos mais reconhecidos da história ocidental, a verdade é que a identidade da modelo que posou para Leonardo Da Vinci continua sendo um dos maiores mistérios em torno da obra.  

Um dos aspetos que chama mais a atenção na pintura é o equilíbrio entre o humano e o natural, expresso, por exemplo, pela forma como a ondulação dos cabelos da mulher parece ecoar nas águas do rio atrás dela. A harmonia entre os elementos parece ser simbolizada pelo sorriso de Mona Lisa. 


Dimensão de registro histórico

Gravar pelo meio artístico um acontecimento ou mesmo a identidade de um povo, é isso que a dimensão de registro histórico faz. Além de poder mostra um fato que ocorreu, essas pinturas podem nos remeter a costumes e pensamentos que determinado povo possuía. [pic 4]

 De maneira geral acredita-se que essas pinturas se referem a situações do cotidiano do homem primitivo como situações de caça ou mesmo situações sociais. Alguns estudiosos de arte rupestre acreditam que nossos ancestrais tinham objetivos artísticos em suas representações, no entanto, há uma corrente que substitui a palavra arte por registro. O que podemos afirmar é que se trata de um registro que nos permite entender um pouco melhor como era a vida do homem primitivo.


Dimensão Ritualística

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (921.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com